Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado CARGO/ÁREA do ano 2011

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Listagem de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado CARGO/ÁREA do ano 2011

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios do Brasil: perfil da empresa e que essa publicação especial seja dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação, devam constar informações acerca da história e das diversas áreas de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas, infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha, por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens de 54 a 61.

O texto será adequado à leitura caso seja diagramado com corpo 11, justificado e em duas ou três colunas. Alternativamente, o texto poderá ser alinhado à esquerda, sem que isso altere a diagramação.

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes. Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço. Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo (diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens subsequentes acerca das recomendações técnicas.

A assinatura dos Correios constante no cartaz deverá ser impressa em cores especiais, visto que somente as cores de processo não possibilitam reproduzir corretamente as tonalidades institucionais da marca.

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os personagens especialmente criados para a publicação. As histórias em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem 29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de 169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

No total, o gibi deverá ter quatro páginas de capa e mais 32 páginas de miolo, sendo necessário desenvolver e diagramar conteúdos para mais três páginas e completar o caderno.

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações: as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser acomodados de modo que a composição resulte em uma página agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

No projeto gráfico do livro, devem ser considerados diversos aspectos para que se garanta a legibilidade do texto da publicação; entre esses aspectos, incluem-se a fonte escolhida, o tamanho do corpo, o tipo de alinhamento, o espaço de entrelinhamento, o comprimento das linhas, a largura das colunas, a cor do papel e as condições de iluminação.

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens subsecutivos.

A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

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