Questões sobre Saúde

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde

Seguindo a decisão da prefeitura de BH, que retirou a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos na capital no último dia 4 (março), o governo de Minas também adotou a medida.  [...] De acordo com o secretário da pasta Fábio Baccheretti, os municípios terão autonomia para decidir sobre o tema. No entanto, para o governo estadual a recomendação do uso de máscara em locais abertos passa a ser facultativa [...].
“Com o nosso esquema vacinal e com a atual incidência do vírus, hoje é possível recomendar a desobrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos” afirmou o secretário.
Disponível em: https://www.brasildefatomg.com.br/2022/03/10/ bh-e-mg-liberam-nao-uso-de-mascara-em-locais-abertos-mascuidados-devem-ser-mantidos. Acesso em: 15 mar. 2022.
A não obrigatoriedade de uso de máscaras em locais abertos está se tornando realidade em várias cidades brasileiras.
Em Minas Gerais, a definição pela não obrigatoriedade por parte da Secretaria Estadual de Saúde, entre outras razões, está relacionada

“A mamografia é a única e melhor forma de evitar a morte pelo câncer de mama. Não que esse exame previna o aparecimento do tumor, mas ele permite identificar o problema até dois anos antes do surgimento de nódulos. E, iniciando-se o tratamento precocemente, maiores são as chances de remissão do câncer. Assim, também evitamos tratamentos invasivos e a mutilação do corpo da mulher.” O

TEMPO, 4 de outubro de 2021. p. 16.

De acordo com o médico mastologista Henrique Lima Couto, autor do trecho citado, a maior importância da mamografia está em

#Questão 973458 - Conhecimentos Gerais, Saúde, FCM, 2022, FAMES, Administração/Administração Pública/Gestão Pública

O texto a seguir apresenta algumas características da pandemia de covid-19.
“Pela primeira vez na história, uma pandemia parou o mundo em 2020. Uma conjunção de fatores estremeceu o planeta. De um lado, a globalização humana facilitada pela aviação, que contribuiu também para a disseminação rápida da “gripe suína”, H1N1, de 2009. Do outro lado, um vírus altamente contagioso, e, pior, com letalidade elevada em idosos e grupos de risco. A covid-19 uniu essas duas receitas para explosão de casos e risco iminente de lotação hospitalar. Conclusão: as nações entravam em isolamento social e as fronteiras se fecharam.”
UJVARI, Stefan Cunha. História das Epidemias. São Paulo: Contexto, 2020, p. 309.
Avalie as afirmações sobre medidas de contenção da pandemia.
I - Uso correto de máscaras, evitando-se aglomerações.
II - Funcionamento regular de aeroportos, facilitando a circulação do vírus.
III - Campanhas de esclarecimento, fornecendo orientações seguras à população.
IV - Busca de supostos culpados, agredindo-se pessoas de outras nacionalidades.
V - Ampla cobertura vacinal, abrangendo diferentes faixas etárias e grupos sociais.

Está correto apenas o que se afirma em

A pobreza menstrual é um caso agravante no Brasil; a cada ano milhares de pessoas são prejudicadas por conta da ausência de políticas públicas para acabar com esse cenário. Essas políticas deveriam: 

Pesquisadores acreditam ter descoberto suas origens mais de 600 anos depois de ela ter matado dezenas de milhões de pessoas na Europa, Ásia e norte da África. A catástrofe sanitária de meados do século XIV é um dos capítulos mais significativos em termos de pandemia da história humana. Mas, apesar de anos de pesquisa, os cientistas ainda não haviam sido capazes de identificar onde essa doença começou. Agora, análises sugerem que foi no Quirguistão, na Ásia central, na década de 1330.
(Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2022/ 06/16. Adaptado.)

Doença que existe, ainda, nos dias de hoje; porém, não em sua forma pandêmica, sendo normalmente proveniente de uma bactéria que vive em alguns animais, principalmente roedores. Trata-se de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis