Questões de Conhecimentos Gerais do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Conhecimentos Gerais do ano 2022

De acordo com a reportagem da CNN, o mundo no dia 15 de novembro de 2022 atingiu um marco em relação ao número de habitantes, dentre eles, com uma população idosa em crescimento. De acordo com o relatório World Population Prospects 2022 da ONU, a expectativa de vida no mundo atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Ainda que tenha caído para 71,0 anos em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050. Até a metade do século, as Nações Unidas estimam que o número de pessoas com mais de 65 anos será maior do que o dobro do número de crianças com menos de 5 anos de idade. "Hoje, nós temos 1,1 bilhão de idosos, de 60 anos ou mais, no mundo. Em 2100 chegaremos em 3,1 bilhões. A população idosa vai triplicar", esclarece o doutor em demografia e pesquisador aposentado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) José Eustáquio.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional
Diante disso, marque a alternativa CORRETA que expressa a estimativa do quantitativo populacional mundial atual.

De acordo com a reportagem da CNN, o mundo no dia 15 de novembro de 2022 atingiu um marco em relação ao número de habitantes, dentre eles, com uma população idosa em crescimento. De acordo com o relatório World Population Prospects 2022 da ONU, a expectativa de vida no mundo atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Ainda que tenha caído para 71,0 anos em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050.
Até a metade do século, as Nações Unidas estimam que o número de pessoas com mais de 65 anos será maior do que o dobro do número de crianças com menos de 5 anos de idade. "Hoje, nós temos 1,1 bilhão de idosos, de 60 anos ou mais, no mundo. Em 2100 chegaremos em 3,1 bilhões. A população idosa vai triplicar", esclarece o doutor em demografia e pesquisador aposentado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) José Eustáquio.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional
Diante disso, marque a alternativa CORRETA que expressa a estimativa do quantitativo populacional mundial atual.

De acordo com a reportagem da CNN, o mundo no dia 15 de novembro de 2022 atingiu um marco em relação ao número de habitantes, dentre eles, com uma população idosa em crescimento. De acordo com o relatório World Population Prospects 2022 da ONU, a expectativa de vida no mundo atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Ainda que tenha caído para 71,0 anos em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050. Até a metade do século, as Nações Unidas estimam que o número de pessoas com mais de 65 anos será maior do que o dobro do número de crianças com menos de 5 anos de idade. "Hoje, nós temos 1,1 bilhão de idosos, de 60 anos ou mais, no mundo. Em 2100 chegaremos em 3,1 bilhões. A população idosa vai triplicar", esclarece o doutor em demografia e pesquisador aposentado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) José Eustáquio.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional
Diante disso, marque a alternativa CORRETA que expressa a estimativa do quantitativo populacional mundial atual.

Leia o fragmento da reportagem a seguir: “O entregador de aplicativos e ativista Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Galo, se apresentou voluntariamente nesta quarta-feira (28) [de julho de 2021] à polícia e afirmou ter sido um dos autores do incêndio à estátua do bandeirante Borba Gato, na zona sul da capital [São Paulo], no último sábado (24). Galo, que se define como entregador antifascista e ganhou visibilidade ao relatar o trabalho de motoboys de aplicativos durante a pandemia, disse que o objetivo era abrir um debate sobre o monumento a um ‘genocida e abusador de mulheres’, nas palavras dele.” (BARRETO FILHO, Herculano. Uol, 28 jul. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/07/28/preso-admite-fogo-estatua-borba-gato.htm). Analise os itens sobre os bandeirantes e assinale a alternativa correta.
I- As representações sobre os bandeirantes mudaram ao longo do tempo na memória coletiva de grupos diversos, mas não se alteraram na historiografia. II- Há consenso entre historiadores e movimentos sociais sobre a necessidade da retirada de monumentos de personagens históricos ligados à escravidão e ao colonialismo. III- Os movimentos sociais e o protagonismo indígena contribuíram para novas interpretações sobre os bandeirantes, na História do Brasil. IV- Em parte do século XX foi reforçada a imagem heroica dos bandeirantes.

O Bolsa Família e seu substituto, o Auxílio Brasil, estão assentados em três pilares: a primeira infância, as famílias e a superação da extrema pobreza, porém o novo programa terá novos focos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis