Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área da QUADRIX

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área da QUADRIX

O solo é resultado da decomposição da rocha‐mãe na crosta terrestre e é classificado conforme sua granulometria. Para determinar essa granulometria, são usados equipamentos, de forma a se traçar uma curva granulométrica. Quanto à parte fina da granulometria da curva e à sua representação gráfica, julgue os itens que se seguem. A representação gráfica de uma curva granulométrica é feita em um formato “S”, sendo sempre uma curva semilogarítmica, ou semi‐log, onde a escala logarítmica visa a abranger a variação exponencial dos pesos de uma amostra de solo.

Acerca dos tipos de solo, julgue o item subsecutivo. O solo que possui origens próprias, podendo ser transportado pela água, pelos ventos, pela gravidade e pela ação das geleiras é um solo residual.

Segundo os fundamentos de mecânica dos solos, o uso da energia de compactação dispendida em um solo, no qual se vá variando a umidade à medida que a energia de compactação vá sendo dispendida, resulta no aumento do peso específico aparente desse solo (ϒ aparente). Ralph Proctor, em 1933, ao perceber isso, criou o ensaio chamado Proctor Normal. O ensaio estabeleceu que, na compactação, ao se variar a umidade com uma mesma energia de compactação, os índices de vazios (ε) de um solo diminuem. Lançou‐se mão, então, da expressão ϒd = ϒ aparente/(1+h), onde h é a umidade que vai sendo alterada e ϒd é o peso aparente seco, e traçou‐se um gráfico, envolvendo ϒd e h. Do gráfico, extraiu‐se a umidade ótima, que serve para determinar a umidade em que a obra de terra deve ser compactada. A fiscalização deve atuar para apurar em campo esses parâmetros. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir. A partir do ensaio Proctor Normal, foi trabalhada a variação do peso específico aparente do solo (ϒ aparente), que é diretamente proporcional ao volume (V) da amostra, em que as várias umidades usadas servem para a determinação da umidade ótima.

Compreender a produtividade de uma obra é fundamental para se definir a função de avaliação de serviços. Avaliar serviços de uma obra que possui grande quantidade de mão de obra significará um impacto positivo em seu resultado. Com base nessas informações, julgue os seguintes itens. É desnecessário avaliar serviços de que se tenha menos conhecimento, pois sua não avaliação não prejudicará o resultado final da obra e ainda concorrerá para se evitar erros do avaliador. Esses erros, sim, prejudicariam o resultado da obra.

Compreender a produtividade de uma obra é fundamental para se definir a função de avaliação de serviços. Avaliar serviços de uma obra que possui grande quantidade de mão de obra significará um impacto positivo em seu resultado. Com base nessas informações, julgue os seguintes itens. Somente não serão avaliados os serviços longos quando a motivação da avaliação não for o da rotatividade de funcionários, pois, nesse caso, não se teria um significativo impacto no padrão de qualidade da obra.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis