Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Conhecimentos Específicos de um Cargo/Área do ano 2018

Com relação a técnicas de coleta, fixação e conservação de amostras em parasitologia, julgue os itens seguintes. Por serem mais estáveis que as amostras de fezes pastosas, as amostras de fezes líquidas podem ser armazenadas por mais tempo para depois serem analisadas.

Um paciente compareceu ao laboratório de análises clínicas com pedido médico para a realização dos exames de sangue e de urina descritos a seguir:

• triiodotironina sérica; • tiroxina sérica;

• sódio sérico;

• potássio sérico;

 avaliação genética de predisposição à fibrose cística;

• exame sumário de urina.

Considerando as informações apresentadas, julgue os próximos itens, relativos aos testes a serem realizados e aos aspectos relacionados à coleta de materiais e à conduta ética profissional a ser adotada para esses exames.

É recomendado coletar sangue para as dosagens de sódio e potássio em um tubo que contenha K3EDTA.

Uma amostra de soro proveniente de paciente com suspeita de infecção por HIV associada a infecção por Treponema pallidum foi encaminhada para processamento e análise em um laboratório de análises clínicas.

Considerando essa situação hipotética e os aspectos clínicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

Se esse paciente estiver apenas com infecção bacteriana, o resultado dos exames poderá evidenciar níveis elevados de proteína C-reativa.

No que se refere à urinálise, julgue os itens subsequentes. A presença de material fecal na urina indica contaminação durante a coleta, portanto a amostra deve ser descartada sem emissão de laudo.

Na realização de testes de controle de qualidade de um imunoensaio para dosagem de um anticorpo (denominado anti-X), foram avaliados dois kits comerciais de fabricantes diferentes, kit 1 e kit 2. Cada kit foi testado com duas amostras: a amostra A foi preparada com a concentração de 0,5 μg/mL de anti-X, juntamente com 0,5 mg/mL de cinco outros anticorpos diferentes de anti-X, ao passo que a amostra B foi preparada com 0,25 μg/mL de anti-X na ausência de outros anticorpos. Foram repetidas 10 dosagens de cada amostra com cada kit, num total de 40 análises, conforme apresentadas na tabela e no gráfico a seguir.

No gráfico, os quadrados representam os resultados da amostra A dosada com o kit 1, os asteriscos representam os resultados da amostra A dosada com o kit 2, os triângulos representam os resultados da amostra B dosada com o kit 1 e os círculos representam os resultados da amostra B dosada com o kit 2. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

Se, na repetição dos testes do kit 1, com a amostra na concentração de 0,5 μg/mL na ausência dos demais anticorpos, for verificada a variabilidade semelhante à observada para a amostra B (0,25 μg/mL na ausência de outros anticorpos), então o teste do kit 1 apresentará maior seletividade que o do kit 2.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis