Questões sobre Produtos e serviços financeiros

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Produtos e serviços financeiros

Os bancos desempenham uma série de atividades negociais, que recebem o nome técnico de operações bancárias. As operações bancárias são aquelas economicamente organizadas para a prestação de serviços a um público-alvo. A função dessas operações é eminentemente creditícia. Então, para cumprir as suas finalidades econômicas, os bancos realizam operações que se diversificam com a especificidade de cada cliente. Julgue os itens a seguir, acerca de operações e produtos bancários.

Entre os diversos produtos bancários, incluem-se a letra de câmbio e o cheque. Uma diferença entre eles é que, enquanto na letra de câmbio o aceite é facultativo, no cheque, o aceite é obrigatório.

Os bancos são instituições empresárias que têm por finalidade a mobilização do crédito mediante o recebimento, em depósitos, de capitais de terceiros, que são as operações bancárias passivas, isto é, as fontes de recursos dos bancos. Por outro lado, os empréstimos são as operações bancárias ativas, ou seja, as aplicações dos recursos dos bancos. Além dessas operações (ativas e passivas), há operações acessórias, ou seja, aquelas em que o banco não está emprestando nem recebendo dinheiro, mas prestando serviços diversos, tais como recebimentos de contas de luz, água, tributos, condomínios, transferindo dinheiro de pessoas para pessoas, cofres de alugueres, custódia de valores etc. Nessas operações, o banco ganha, principalmente, em tarifas. Acerca das operações e produtos bancários, julgue os itens subseqüentes.

O desconto bancário, operação tipicamente ativa para o banco, é o contrato pelo qual o banco antecipa ao cliente o valor de um crédito contra terceiro.

A instituição financeira, em suas operações ativas, quando empresta dinheiro ao público, procura diversas formas de garantir o retorno de seus mútuos (dinheiro emprestado), ou seja, utilizase de mecanismos legais para que o risco de seus empréstimos seja o menor possível. Assim, além de fazer os cadastros de seus clientes, análise financeira das pessoas para quem vai emprestar, verificando o risco em cada operação, também utiliza-se de garantias juridicamente estabelecidas em leis, tais como avalistas, fiadores, hipotecas, penhores e alienações fiduciárias. Acerca das garantias do SFN, julgue os próximos itens.

A alienação fiduciária é uma garantia que tem como objeto específico as coisas móveis.

Um cliente tem interesse em aplicar recursos por 30 dias em CDB e quer que a sua rentabilidade acompanhe a evolução diária da taxa de juros. Nesse caso, o indexador mais indicado para a operação é

Em uma operação de cobrança, o  I registra os títulos no  II , que por sua vez encarrega-se de receber o pagamento do  III conforme as condições combinadas. Preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II e III acima:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis