Questões de Comunicação Social da FAUEL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social da FAUEL

No dia 27 de março de 2012, Luiz Egypto publicou no Observatório da Imprensa, o artigo “Jornalismo na internet”. Em linhas gerais, o texto aborda as mudanças gradativas que os meios de comunicação foram tento até a chegada da internet e as novas tecnologias, as quais exigem também novas posturas dos jornalistas. Abaixo um trecho retirado do artigo:

Se o jornalismo está em processo de mudanças, e isto é um fato, então os jornalistas precisam estar atentos às transformações que ocorrem à sua volta. O ambiente de trabalho de uma redação requer nativos digitais identificados com os fundamentos do ofício e, em concomitância, jornalistas mais experientes, migrantes digitais, capazes de transplantar as tradições do jornalismo clássico para o novo cenário em que a periodicidade é engolfada pelos fluxos informativos em tempo real, e o discurso de poucos para muitos cede lugar à participação estimulada dos leitores no processo de construção da informação.

A partir deste comentário, avalie e assinale a alternativa correta, com relação ao webjornalismo:

I - Rádio, TV e impresso têm processos de produção de noticiário iguais ao ritmo do jornalismo praticado na Web.

II - Na Web, o planejamento de pauta ocorre apenas em casos de matérias especiais.

III - O grau de instantaneidade - a capacidade de transmitir instantaneamente um fato – das publicações em rede aproxima-se do atingido pelo rádio, o mais alto entre as três mídias tradicionais, seguido por TV e jornal.

IV - Na internet a notícia é publicada imediatamente, mesmo que em alguns casos, numa única linha, e ao longo do dia o conteúdo é atualizado e complementado.

Estão corretas apenas:

As variáveis de mídia fazem parte do planejamento, onde se cruzam vários fatores importantes para o sucesso de uma campanha. O planejamento é um trabalho que junta o custo de uma campanha, com a criatividade e o tempo da mesma. O raciocínio básico de mídia pode ser reduzido nas variáveis abaixo, exceto:

Qual o nome da teoria também conhecida como “Teoria da Bala Mágica”, elaborada pela Escola Norte- Americana nos anos 1930, a qual estudou o fenômeno da mídia a partir de premissas behavioristas com o conceito de estímulo/resposta, pregando que uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores em igual proporção?

Em seus primórdios, a imprensa americana trazia uma tradição de cobertura local. Nos anos de Hearst e de Pulitzer, adquiriu novo aspecto, dando ênfase às histórias sentimentais e de crimes que distraiam e ao mesmo tempo projetavam aspirações e angústias nas massas - o sensacionalismo. No esforço para superá-lo, os jornalistas americanos buscaram no espírito científico o respeito pelos fatos empíricos e o cuidado de não avançar além daquilo que os fatos indicam. A ideia que faz parte desta postura e que se contrapôs ao modelo sensacionalista foi a de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis