Questões de Comunicação Social da ESAF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social da ESAF

#Questão 161223 - Comunicação Social, Fontes, ESAF, 2009, ANA, Analista Administrativo

É orientação típica a ser dada a fontes de informações durante media training:

( ) fazer a contribuição tão completa e informativa quanto possível.

( ) ignorar os pressupostos do jornalista e responder objetivamente a questão colocada.

( ) preparar com o repórter as mensagens-chave a serem transmitidas durante a entrevista.

( ) valorizar o jornalista e atendê-lo diretamente evitando intermediação de secretárias e assessores. Avalie os itens acima e marque a opção correspondente.

#Questão 161224 - Comunicação Social, Fontes, ESAF, 2009, ANA, Analista Administrativo

As fontes de informação hoje são cada vez mais preparadas e atuantes no sistema de informação jornalística. Isto ajuda a sociedade a se manter informada, mas também pode conduzir a práticas de manipulação da informação. Sobre as fontes de informação, avalie os itens abaixo e marque a opção correspondente.

( ) O porta-voz, responsável por falar oficialmente em nome da organização, é também chamado de gatekeeper.

( ) Um tipo de evento programado pelas fontes é o chamado pseudo-evento. Ele tem natureza promocional e assume características que o distinguem do evento espontâneo ou natural.

( ) Um assessor de imprensa deve ser orientado a plantar matérias no noticiário, de maneira a promover a organização ou assessorado, colher visibilidade e informar com precisão a sociedade sobre temas de interesse público.

Avalie os itens abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Coincidindo com a Segunda Grande Guerra, foi criado no Brasil o Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP. O DIP foi extinto apenas após a saída de Getúlio Vargas do poder.

( ) O Sistema de Comunicação do Executivo Federal foi criado oficialmente após a redemocratização, ainda na década de 1980.

( ) Alexandre Garcia, Cláudio Humberto e Ricardo Kotscho são exemplos de profissionais que atuaram na área de comunicação da Presidência da República.

A respeito da história da imprensa no Brasil, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) A reforma do Jornal do Brasil foi um dos fatos mais importantes do jornalismo nos anos 1950, mas ela continuou nos anos 1960, com a reestruturação da redação.

( ) Veja, lançada na década de 1960, iniciou e se manteve com grande tiragem, assumindo imediatamente o posto de revista semanal de notícias de interesse geral mais vendida no mercado – o qual mantém até hoje.

( ) O jornalismo econômico ganhou importância nos jornais na década de 1960 com a industrialização e a limitação dos assuntos políticos. Ele somente assumiu papel secundário frente aos temas políticos a partir de meados dos anos 1970, com o iminente retorno à redemocratização.

Sobre a história da assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Ivy Lee trabalhou na imprensa americana antes de atuar na intermediação do relacionamento entre imprensa e empresários. Ele tornou-se uma referência mundial em assessoria de imprensa e chega a ser apontado como o pai das relações públicas. Isto não é estranho, já que relacionamento com a imprensa é considerado por muitos autores como atividade de relações públicas.

( ) A prática de assessoria de imprensa no Brasil teve grande impulso durante o regime militar. A censura política fez com que o noticiário econômico e empresarial tivesse ampliado o espaço no noticiário, potencializando o interesse das organizações em dialogar com a sociedade.

( ) A ofificialização das práticas de relacionamento com a imprensa na área pública no Brasil surge no governo Nilo Peçanha, com a criação de um serviço de prestação de informações no gabinete do Presidente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis