Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Julgue os próximos itens, relativos às ideias de Herbert Marshall McLuhan e a outras teorias e conceitos da comunicação.

A denominada teoria culturológica da comunicação enfatiza o estudo dos meios de comunicação de massa e de seus efeitos sobre os destinatários das informações em determinado contexto social. A cultura de massa é, para essa teoria, autônoma em relação à cultura nacional ou religiosa.

Julgue os próximos itens, relativos às ideias de Herbert Marshall McLuhan e a outras teorias e conceitos da comunicação.

O conceito de inteligência coletiva, tal como proposto por Pierre Lévy, refere-se ao tipo de inteligência alcançada por um indivíduo a partir da síntese do conhecimento disponibilizado em ambientes coletivos.

Julgue os próximos itens, relativos às ideias de Herbert Marshall McLuhan e a outras teorias e conceitos da comunicação.

O conceito de aldeia global, proposto por McLuhan, foi inspirado nas primeiras transmissões de Internet, feitas por militares, nos Estados Unidos da América. McLuhan vislumbrou, com esse conceito, o potencial da tecnologia para, em um só ambiente, articular a comunicação em todo o mundo.

Julgue os próximos itens, relativos às ideias de Herbert Marshall McLuhan e a outras teorias e conceitos da comunicação.

Ao afirmar que o meio é a mensagem, McLuhan chama a atenção para a forma como os meios de comunicação influenciam as pessoas enquanto estas estão ocupadas com o conteúdo da mensagem.

Considerando o tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.

A teoria do newsmaking centra-se no emissor (jornalista) como intermediário ou mediador entre o acontecimento e a narratividade (notícia) e tem como objeto de estudo a forma como a informação flui de uma primeira fonte para o mediador e deste para o público receptor.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis