Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

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Listagem de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Julgue os itens subqüentes, a partir dos critérios jornalísticos de seleção e redação.

Para Tuchman, a notícia espelha a realidade, uma vez que se trata de um fenômeno social compartilhado, já que está permanentemente sendo definida e redefinida pelos fenômenos sociais.

Os estudos em torno do fenômeno da comunicação são relativamente recentes, apesar de, já no final do século XVIII, Adam Smith atribuir um papel organizador à comunicação e de, durante o século XIX, o conceito evoluir da descrição das redes físicas, projetando-se no núcleo da ideologia do progresso de cunho positivista e englobando, já no final do século XIX, a gestão das massas. Entretanto, a sistematização do conhecimento sobre a comunicação começa a se consolidar só há menos de um século. Considerando a evolução dos estudos de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

Um dos elementos que influenciam o caráter persuasivo da comunicação é a exposição seletiva, ou seja, as pessoas tendem a se expor a informações que estão de acordo com suas idéias e atitudes e rejeitam aquelas de que discordam; assim, seria mais provável que a comunicação reforçasse opiniões preexistentes.

Os estudos em torno do fenômeno da comunicação são relativamente recentes, apesar de, já no final do século XVIII, Adam Smith atribuir um papel organizador à comunicação e de, durante o século XIX, o conceito evoluir da descrição das redes físicas, projetando-se no núcleo da ideologia do progresso de cunho positivista e englobando, já no final do século XIX, a gestão das massas. Entretanto, a sistematização do conhecimento sobre a comunicação começa a se consolidar só há menos de um século. Considerando a evolução dos estudos de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

Entre as principais funções atribuídas aos meios de comunicação, está a difusão de informações, que contribuiria para alertar os cidadãos em situações de ameaça e para fornecer insumos para o exercício das atividades sociais, além de atribuir status às pessoas focadas pela mídia, reforçar o prestígio de ser bem-informado e reafirmar normas sociais.

Os estudos em torno do fenômeno da comunicação são relativamente recentes, apesar de, já no final do século XVIII, Adam Smith atribuir um papel organizador à comunicação e de, durante o século XIX, o conceito evoluir da descrição das redes físicas, projetando-se no núcleo da ideologia do progresso de cunho positivista e englobando, já no final do século XIX, a gestão das massas. Entretanto, a sistematização do conhecimento sobre a comunicação começa a se consolidar só há menos de um século. Considerando a evolução dos estudos de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

Para os teóricos estruturais-funcionalistas, o livre fluxo de informações pode ameaçar a estrutura fundamental da própria sociedade; a difusão de notícias alarmantes pode gerar pânico em vez de atenção; o excesso de informações, aliado à incapacidade de absorver tudo, pode levar as pessoas a se protegerem em um mundo particular, isolado; e também há o risco do conformismo e da baixa qualidade cultural e estética.

Os estudos em torno do fenômeno da comunicação são relativamente recentes, apesar de, já no final do século XVIII, Adam Smith atribuir um papel organizador à comunicação e de, durante o século XIX, o conceito evoluir da descrição das redes físicas, projetando-se no núcleo da ideologia do progresso de cunho positivista e englobando, já no final do século XIX, a gestão das massas. Entretanto, a sistematização do conhecimento sobre a comunicação começa a se consolidar só há menos de um século. Considerando a evolução dos estudos de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

O esquema F-M-C-R (fonte, mensagem, canal, receptor) constitui a base para a comunicação horizontal e democrática e se resume ao ato ou processo de transmissão de mensagens de fontes a receptores pelo intercâmbio de símbolos compartilhados por ambos, em canais transportadores de sinais, com a intenção de afetar o comportamento do receptor (persuasão), utilizando-se da retroalimentação como um instrumento de medição da eficácia.

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