Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

"Visa vigiar o meio ambiente, correlacionar as partes da sociedade, transmitir a herança cultural, socializar os indivíduos e ajudar na formação de cidadania ativa e consciente."

Esta formulação é adequada para definir

Zygmunt Bauman, um dos mais importantes sociólogos da atualidade, diz que a identidade humana na pós-modernidade é líquida, ou seja, pouco consistente, mudando de acordo com as circunstâncias. Em sua opinião, tal definição seria adequada igualmente para se afirmar o que deve ser a identidade corporativa nos dias atuais?

No campo da comunicação, foram desenvolvidos estudos relacionados com a teoria hipodérmica. Sobre essa teoria, pode-se afirmar:

I. O elemento fundamental dessa teoria é que todo e qualquer produto cultural (a exemplo de um filme, um programa de televisão ou de rádio) não passa de uma mercadoria submetida às mesmas leis de produção capitalista.

II. A teoria hipodérmica defende uma relação direta entre a exposição às mensagens e o comportamento das pessoas.

III. Edgar Morin, em L�Esprit du temps, inaugurou essa teoria.

IV. Essa teoria trouxe para os estudos da comunicação uma base matemática e apresenta como quadro original um sistema de comunicação em que um emissor transmite mensagem através de um canal.

V. A teoria hipodérmica toma, como fundamento, os pressupostos do behaviorismo e indica que determinados estímulos podem gerar respostas pré-determinadas.

Estão corretas apenas:

Entre tantos conceitos que o termo notícia pode suscitar, tem-se que a notícia é a informação transformada em mercadoria com todos os seus apelos estéticos, emocionais e sensacionais; para isso, a informação sofre um tratamento que a adapta às normas mercadológicas de generalização, padronização, simplificação e negação do subjetivismo. Essa conceituação se mantém próxima dos fundamentos da:

Marshall McLuhan trouxe contribuições para o campo teórico da comunicação. Entre as suas idéias mais conhecidas e debatidas, está a máxima: O meio é a mensagem. Pode-se afirmar que, para o autor, �o meio é a mensagem� por:

I. Envolver sempre conteúdos e ações humanas.

II. Estudar somente os produtos e conteúdos da comunicação de massa.

III. Significar que o meio configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas.

IV. Apresentar novos padrões de associação e organização humanas que o meio cria e não pelo conteúdo em si.

V. Veicular informações de caráter ideológico e intencional.

Está(ão) correta(s) apenas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis