Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

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Listagem de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

O conceito de objetividade é um dos mais discutidos no jornalismo. Talvez, o mais antigo. Alguns críticos citam até Tucídides, que viveu entre 469 a 396 a.C., como o primeiro a levantar polêmica sobre o assunto. Pode-se afirmar que

Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:

Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável (newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar

O modelo teórico que estabelece que a Comunicação, devido aos dispositivos tecnológicos e as redes de informação, oferece uma falsa imagem da realidade e a esvazia de sentido, disseminando uma grande quantidade de informação sem aprofundá-la, é o modelo:

A relação com o público é uma das "portas" da comunicação pública, de acordo com o jornalista Maurício Lara. Sobre essa relação, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O público deve ser ouvido sobre iniciativas a serem tomadas para beneficiá-lo.
( ) O norte do trabalho da assessoria são as demandas e expectativas da gestão da empresa e não as dos públicos interno e externo.
( ) Nos casos em que o discurso não corresponde à prática efetiva do órgão/empresa, a assessoria deve mudá-lo.
( ) Cabe à assessoria de comunicação o atendimento e encaminhamento de todas as questões e reclamações que lhe cheguem diretamente pelo público.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

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