Questões sobre Processo de Comunicação e Linguagem

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Listagem de Questões sobre Processo de Comunicação e Linguagem

Na sociedade contemporânea assistimos uma simbiose dos fluxos de informação e dos processos de comunicação, fazendo das mídias digitais um dos componentes estratégicos dos ambientes corporativos. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. As trocas comunicacionais em ambientes digitalizados assumem características como: a multiplicidade, a não linearidade das mensagens, a flexibilização do tempo e a virtualização dos relacionamentos.

II. Todo processo comunicacional de uma organização contemporânea pode ser feito hoje através de mídias digitais, independente da sua relação com seus públicos.

III. As ações de comunicação nos ambientes corporativos, a exemplo de qualquer outra ação de comunicação, requerem investimentos e geram custos, mas são de fácil mensuração quanto aos resultados.

IV. O comunicador, ao enveredar pelo mundo da comunicação digital corporativa, tem diante de si uma tarefa complexa que se apresenta constantemente em uma relação indissolúvel entre planejamento, gerenciamento e governança.

A respeito de processos de significação e visual e retórica da imagem, julgue os itens a seguir.

O significado está diretamente ligado ao significante e é por meio da relação entre ambos que se chega à significação.

A respeito de processos de significação e visual e retórica da imagem, julgue os itens a seguir.

O símbolo é um mecanismo de indicação, que mantém com o elemento representado uma relação de proximidade.

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e linguagem.

O discurso retórico é voltado para versões ou interpretações da realidade, característica que o distingue do discurso informativo, voltado essencialmente para os fatos. Essa diferença permite a quem recebe uma mensagem jornalística distinguir, por exemplo, um editorial de uma matéria factual.

Um artigo de Marco Silva (http://www.senac.br/INFORMATIVO/ bts/263/boltec263c.htm) cita a afirmação de M. Marchand, para quem

o emissor não emite mais no sentido que se entende habitualmente. Ele não propõe mais uma mensagem fechada, ao contrário, oferece um leque de possibilidades, que coloca no mesmo nível, conferindo a elas um mesmo valor e um mesmo estatuto. O receptor não está mais em posição de recepção clássica. A mensagem só toma todo o seu significado sob a sua intervenção. Ele se torna, de certa maneira, criador. Enfim, a mensagem que agora pode ser recomposta, reorganizada, modificada em permanência sob o impacto cruzado das intervenções do receptor e dos ditames do sistema, perde seu estatuto de mensagem 'emitida'. Assim, parece claramente que o esquema clássico da informação que se baseava numa ligação unilateral emissor-mensagem-receptor, se acha mal colocado em situação de

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