Questões sobre Linguagens e Suportes Midiáticos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Linguagens e Suportes Midiáticos

Segundo dados do relatório 2022 Global Digital, realizado pelo We Are Social e Hootsuite, em janeiro deste ano, havia 171,5 milhões de usuários de mídia social, o que equivalia a 79,9% da população do país. Esse mesmo levantamento indica que havia 224,9 milhões de conexões móveis celulares nesse período.


Esse cenário globalizado e digitalizado, ao alcance de todos, fortalece o jovem jornalismo chamado 

O novo ecossistema midiático, composto por redes sociais e diferentes plataformas, trouxe para as empresas jornalísticas tradicionais a necessidade de repensar suas normas e condutas éticas, devido à extensão, à simultaneidade e à possiblidade de ter, em uma mesma plataforma, texto, áudio, imagem e, ainda, de contar com a interatividade do público.


Nesse sentido, os jornalistas, que antes eram os únicos produtores de conteúdo para as chamadas “velhas mídias”, passam a ter sua prática moldada por princípios éticos

Quanto aos temas emergentes da comunicação e às tecnologias digitais, julgue o item.


O conceito de cultura da convergência trata de três fenômenos distintos e relacionados, que são: o uso complementar de diferentes mídias; a produção cultural participativa; e a junção de conhecimento, levando a uma inteligência coletiva. 

Quanto aos temas emergentes da comunicação e ao jornalismo praticado na web, julgue o item.


A convergência digital para o jornalismo apresenta ao menos quatro dimensões, que impactam da rotina produtiva e cultura profissional até a rotina produtiva final, a saber: a empresarial; a tecnológica; a profissional; e a comunicativa.

O constante crescimento das novas mídias tem alterado a relação dos meios de comunicação com seus públicos. Analise essas mudanças para a televisão e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas a seguir.


( ) Na lógica da radiodifusão, uma audiência presumida e mensurada (classificada por idade, sexo, classe social, etc.) é "vendida" para os anunciantes de TV, público que é chamado de "excedente".

( ) A programação de televisão vem passando por uma mudança de paradigma, de um modelo baseado no compromisso da audiência, que tinha hora marcada para assistir a um programa; para um modelo baseado no engajamento, no qual a audiência pode acessar o conteúdo a qualquer hora.

( ) O novo modelo de audiência corresponde a um público mais fragmentado, propenso a propagação de conteúdos de mídia.

( ) A cultura do engajamento facilita o surgimento de narrativas transmídia, que é uma forma de manter os telespectadores sempre ocupados falando sobre o conteúdo da mídia.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis