Questões sobre Ética na Comunicação

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Listagem de Questões sobre Ética na Comunicação

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, o profissional da área compromete-se a fazer uso de técnicas profissionais voltadas a campanhas que visem consumir mais os bons produtos, utilizar mais os bons serviços, o progresso das boas instituições e a difusão de ideias sadias. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O profissional de propaganda que atua em órgãos públicos participa de forma prioritária na organização de orçamentos e na divulgação dos produtos e serviços de comunicação, estando excluído de quaisquer decisões sobre produtos ou serviços.

O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao direito fundamental à informação de relevante interesse público e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando esse dispositivo, julgue os próximos itens.

É dever do jornalista divulgar todas as informações que contribuam para o desenvolvimento social e para a democracia.

O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao direito fundamental à informação de relevante interesse público e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando esse dispositivo, julgue os próximos itens.

Informações de interesse público são aquelas que dizem respeito à sociedade civil organizada.

A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue os itens seguintes.

A economia política da comunicação desenvolveu-se a partir dos anos 60, com o respaldo da teoria da dependência. Um dos focos dos estudos embasados por essa perspectiva analítica foi a crítica ao imperialismo cultural. Segundo essa visão, as indústrias culturais passaram a ser vistas como agentes do capital a serviço da dependência cultural.

Com relação à ética e à legislação no jornalismo, julgue os itens subsequentes.

O Código de Ética dos Jornalistas Profissionais estabelece critérios deontológicos para a prática e o exercício profissional de acordo com critérios recomendados pela Organização Internacional dos Jornalistas e expostos na Convenção de Budapeste.

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