Questões sobre Comunicação Organizacional na Comunicação Social

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Listagem de Questões sobre Comunicação Organizacional na Comunicação Social

O posicionamento de marca mais forte é construído ao redor de crenças e valores simbólicos do consumidor.

Kotler, P.; ARMSTRONG, G. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2015.

Tendo em vista a afirmação dos autores, no momento da criação das marcas, as organizações precisam tomar decisões acerca dos seguintes aspectos:


#Questão 976527 - Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Comunicador Social - Relações Públicas

Quando se trata de entender as marcas, os consumidores agora se conectam ativamente entre si, desenvolvendo relacionamentos de pesquisar e defender. Os netizens, em particular, têm conexões bem ativas em fóruns. Consumidores que precisam de mais informações os procurarão e se conectarão com outros que tenham mais conhecimentos e experiência. Dependendo da tendência mostrada durante a conversa, a conexão pode fortalecer ou enfraquecer a atração inicial da marca. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
O trabalho de gestão de mídias sociais estimula que o público se manifeste favoravelmente à marca. O movimento de fãs comunicando sobre a marca, a ponto de esclarecer às demais pessoas, é denominado de:

Sobre a comunicação organizacional no contexto das tecnologias, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) No contexto das tecnologias da comunicação e informação, diferentes sujeitos e atores sociais podem disputar expressividade e visibilidade com as organizações. Nessa conformação, “estar visível” e “dizer de si” torna-se fundamental para Comunicação Organizacional Estratégica. Dessa forma, o simples fato de estar no centro da cena já garante às organizações uma imagem-conceito positiva.

( ) Os processos colaborativos de Comunicação Organizacional, especialmente os que empregam tecnologias de comunicação e informação para dar visibilidade a conhecimentos e informações de trabalhadores podem ser usados tanto para a colaboração como para a vigilância sobre as pessoas.

( ) A automatização de relacionamentos entre as organizações e seus públicos, tende a agilizar e facilitar o percurso do cliente com as empresas, assim como impõe cada vez mais preocupação, por parte das organizações e dos profissionais de relações públicas, no que diz respeito aos meios, formas e velocidade com que os usuários (públicos) querem ser tratados.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

No contexto da comunicação empresarial, as organizações têm valorizado cada vez mais os chamados ativos intangíveis, que correspondem à identidade, imagem e reputação, além do relacionamento com os públicos de interesse (stakeholders). Acerca destes três conceitos, analise as assertivas abaixo, a partir da visão de Bueno (2009):


I. A identidade corporativa seria a personalidade da organização, que está diretamente ligada à sua cultura e ao seu processo de gestão. Inclui também seus produtos e serviços, portifólio, canais de relacionamento, entre outros.

II. A imagem é uma representação mental consolidada e amadurecida da organização. É uma leitura mais aprofundada e, na prática, apenas um número reduzido de empresas consegue chegar a esse patamar.

III. A reputação é a representação mental da organização, construída por um indivíduo ou grupo por meio de percepções e experiências concretas. Acumula aspectos cognitivos, afetivos e valorativos, e expressa uma leitura geralmente superficial da identidade da corporação.


Quais estão corretas? 

Quanto à comunicação organizacional, pública ou empresarial, e ao papel da opinião pública, julgue o item. 


Melhorar a imagem da empresa perante a sociedade, os consumidores e os investidores é um dos principais objetivos da comunicação institucional, que utiliza ferramentas das relações públicas, do jornalismo e do marketing social, entre outros, para atingir esse fim.

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