Questões de Comunicação Social do ano 2022

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Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2022

Para tornar-se público, um acontecimento deve atender a critérios de noticiabilidade, além de passar por diferentes agentes e grupos, que influenciam nesta construção. Sobre a notícia institucional, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A linguagem jornalística, que prima pela clareza, objetividade, concisão e simplicidade, também é adotada na notícia institucional.
( ) Diferentes atores fazem parte do processo de construção de uma notícia, que podem ser conceituados de acordo com três categorias: os news promoters, os promotores de notícia, pessoas públicas ou que se tornam públicas temporariamente; os news assemblers, os jornalistas; e os news consumers, que são o público em geral.
( ) Nas instituições públicas, a obrigatoriedade de prestar contas à sociedade através de notícias vem sendo adaptada para o conceito de accountability, que moderniza as relações entre governo e cidadão, visando à transparência, responsabilização, fiscalização e controle dos atos públicos em uma sociedade democrática.
( ) As organizações tendem a buscar visibilidade pública nos fatos marcados pela incerteza, imprevisibilidade, polêmica e necessidade de manutenção de sigilo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A capacitação de fontes e porta-vozes, chamada de mídia training, é um importante instrumento de comunicação e que tem sido muito requisitado nos últimos anos. Sobre esse serviço, assinale a alternativa correta.

É função da assessoria de imprensa intermediar a relação entre a fonte – o assessorado – e a mídia. No entanto, as fontes têm personalidade e autonomia e também acabam por construir um relacionamento com o jornalista. Neste sentido, Duarte e Fonseca Júnior (2018) apontam alguns dos principais erros cometidos pelas fontes no relacionamento com a imprensa. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas atitudes equivocadas. 

Consiste em analisar a situação atual, verificando eventuais falhas na comunicação e ajustando-a à realidade organizacional; definir objetivos e metas a serem executadas em um período de tempo determinado; e depois, avaliar os resultados. As conclusões tiradas levarão a uma nova análise, que vai gerar outro processo de adaptação e assim por diante, ou seja, é um trabalho permanente e que visa a ações e resultados de longo prazo. Deve estar em sinergia com a cultura organizacional e levar em conta a sua área de atuação. Essa é uma síntese do que se chama: 

A comunicação como um processo de inteligência nas organizações consiste em:

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