Questões de Comunicação Social do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2022

De acordo com a Lei 9.610/98, sobre a coautoria, é CORRETO afirmar:

A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, de 2018, que entrou em vigência em 2020, muda de forma importante as relações comunicacionais entre empresas e sociedade.
Leia alguns dos princípios da LGPD ligados às relações comunicacionais:
I – Transparência: as informações sobre o uso dos dados dos titulares devem ser precisas e claras. II – Finalidade: deve ter propósitos legítimos, mesmo que implícitos. III – Segurança: medidas técnicas compatíveis com a dos titulares para proteção dos dados pessoais IV - Livre acesso: acesso ao tratamento e à integralidade dos dados

Assinale a opção com os princípios verdadeiros.

A Internet surge a partir de uma parceria entre militares, universidades e a comunidade livre de informática, em meados do Séc. XX. Se os militares visavam a segurança da informação, as universidades, sua sistematização e disseminação entre os centros de saber, equanto a comunidade livre tinha na internet a utopia de uma democratização ampla e irrestrita da informação e comunicação.
Mas algo deu errado. Aponte a característica da internet do Séc. XXI que mais vai contra o sonhado por aqueles rapazes e moças de fundo de garagem. 

Analise as afirmativas abaixo sobre a construção da pauta.
1. Na produção da pauta, o contexto é informação importante a ser passada ao repórter.
2. A pauta levará em conta o público e a linha editorial do veículo de comunicação.
3. Nos veículos impressos, a pauta vai sugerir o que fotografar; nas tevês, as tomadas dos cinegrafistas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

As grandes coberturas jornalísticas como nas eleições, nos eventos esportivos, nas tragédias de modo geral mobilizam os esforços das redações e o envolvimento de toda a equipe.
Analise as afirmativas abaixo sobre esses eventos e sua relação com o jornalismo digital. 
1. O jornalismo digital trouxe mais agilidade. Nesses grandes eventos, ganha-se em rapidez e agilidade, propiciando cobertura mais dinâmica.
2. Numa grande cobertura, a agilidade, imediaticidade do jornalismo digital auxiliam na busca do factual, mas isso não dispensa a análise apurada, para a audiência compreender o acontecido.
3. A migração para o digital trouxe a convergência. Isso assinala o fim do jornalismo especializado, em função da proeminência da generalidade. Nas grandes coberturas, esse fenômeno também é observado com coberturas mais genéricas.
4. A convergência não implica o império da generalidade, já que o jornalismo especializado também será importante em função da segmentação da notícia. E isso também vai ocorrer nos grandes eventos. Um desastre ambiental se valerá muito bem de um profissional especializado em meio ambiente.
5. Com o digital, veio a convergência; no entanto, as máximas do bom jornalismo seguem as mesmas. Nos grandes eventos, a prática do jornalismo de qualidade se põe em xeque ainda mais, exigindo apuração e contextualização.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis