Questões de Comunicação Social do ano 2015

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Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2015

Em relação ao conceito de comunicação pública, em uma perspectiva contemporânea, analise as afirmativas a seguir.

I. Exige a participação da sociedade e de seus segmentos apenas como receptores da comunicação do governo e de seus poderes institucionalizados.

II. Pode ser entendida como um processo que se instaura na esfera pública entre Estado, Governo e Sociedade para ser um espaço privilegiado de negociação entre os interesses de várias instâncias de poder constitutivas da vida pública do país.

III. Restringe-se à informação veiculada pelos meios estatais de comunicação em oposição à iniciativa privada e aos grandes conglomerados globais de mídia.

Assinale:

As características da indústria cultural passíveis de crítica, segundo a Escola de Frankfurt, estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a

Relacione as teorias do jornalismo listadas a seguir às respectivas características.

( ) Teoria do Agendamento

( ) Teoria do Gatekeeper

( ) Teoria do Espelho

( ) Teoria do Newsmaking

1. Privilegia o impacto de ações pessoais no produto jornalístico, pois é o jornalista quem definirá se uma notícia será ou não publicada.

2. Acredita que as notícias são da maneira que a realidade as determina, visto que o jornalista é um mediador desinteressado entre a realidade e seu relato.

3. Preocupa-se com a produção da notícia dentro de uma rotina industrial, sendo o jornalismo uma construção social de uma suposta realidade.

4. Trata do consumo das notícias e propõe que a mídia é capaz de pautar os relacionamentos e tornar os assuntos por ela veiculados os mais importantes a serem discutidos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Os teóricos desta escola defendiam a ideia que os meios de comunicação de massa reforçam a ordem estabelecida e o status quo. Toda a produção e reprodução da cultura é realizada em função dos meios eletrônicos de comunicação que tendem a organizar todo o processo em virtude do poder de sua abrangência e dinamismo. Essa teoria se opõe aos estudiosos de outra escola que procuraram comprovar que os meios de comunicação eram responsáveis pela transmissão da herança social; o estabelecimento de relações dos componentes da sociedade para se ajustarem ao meio e promoverem a vigilância do meio ambiente.

O texto descreve, respectivamente, as escolas da comunicação

Fabio França (Conceituação Lógica de Públicos e Relações Públicas), estabelece uma definição de públicos de uma organização que se pretende “aplicável a todos os tipos de relacionamento” de uma organização. Os “essenciais” são definidos pelo grau de dependência que a organização tem desses públicos; os “não essenciais” são identificados pela sua participação/ envolvimento nas atividades-fim da organização, enquanto os públicos de “redes de interferência” são aqueles que podem afetar a organização e seus negócios. O relacionamento com a imprensa, nessa definição lógica, é uma ação com um público

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