Questões de Comunicação Social do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2010

Considerando que, no paradigma funcionalista da teoria da comunicação, pode-se destacar a preocupação social com os meios de comunicação de massa, em razão das funções que eles desempenham na sociedade, julgue os itens que se subseguem.

A disfunção narcotizante explica a apatia da audiência dos meios de massa nas sociedades modernas.

No que se refere aos aspectos fundamentais da tradição teórica e da produção da chamada Escola de Frankfurt, julgue os itens subsequentes.

Na história das teorias da comunicação, uma linha de pesquisa que se afasta das conclusões da Escola de Frankfurt, ainda que trate da indústria cultural, conceito comum às duas tradições, é a Teoria Culturológica, com destaque para o trabalho de Edgar Morin.

Em relação aos Estudos Culturais, uma linha de pesquisa ligada a Stuart Hall e seu principal texto, Codificação/Decodificação, julgue os itens seguintes.

Uma pessoa que tenha um alcoólatra na família tende a decodificar as publicidades de cerveja de modo hegemônico, na acepção de Stuart Hall, que divide a decodificação em três tipos: hegemônica, oposicionista e negociada.

Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.

Um argumento que pode ser arrolado em defesa da teoria construcionista é que o jornalismo é fruto de uma empreitada constrangida por fatores organizacionais — interesses da empresa, limitações orçamentárias e modus operandi da mídia em questão, por exemplo.

A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A comunicação massificada atua, por meio da mídia, como estímulo sobre o público receptor passivo, percepção que, a partir dos anos 40 do século passado, motivou os estudos da comunicação, que se voltaram para os aspectos psicológicos das ações coletivas, centrados no conteúdo das mensagens e nos efeitos da propaganda sobre a audiência.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis