Questões de Comunicação Social do ano 2009

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Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2009

Tendo o contexto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

No processo tradicional de produção de informação, ou newsmaking, a notícia baseia-se no tripé interesse/impacto, atualidade/significância e verdade. Mas definir notícia não é tarefa fácil, já que alguns autores não aceitam a ideia de que sua produção seja mera transcrição do fato ou simples rotina jornalística. Para eles, a produção da notícia deve implicar benefício público. Com base nas informações do texto, julgue os itens subsequentes.

I Fatos só existem quando a notícia decide que são fatos.

II O tripé em que se baseia a produção da notícia não é mais aceito pelo jornalismo atual.

III A produção de notícias está incluída na rotina jornalística de redações e assessorias de imprensa.

IV Notícias de interesse são aquelas que dizem respeito e impactam a vida do país e da sociedade.

Estão certos apenas os itens

Além das suas atribuições corriqueiras, as assessorias de imprensa têm-se tornado, cada vez mais, instrumentos de mobilização de públicos em relação a causas sociais. Muitas campanhas de esclarecimento e de conscientização da população passam por essas assessorias, que se tornam, assim, responsáveis pela promoção de bem-estar social. Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.

I Alerta contra doenças, prevenção de acidentes, incentivo a práticas sociais, conscientização sobre direitos são campanhas de mobilização nas quais a assessoria de imprensa não deve se engajar.

II As assessorias se preocupam com a reputação das instituições.

III Mobilizar não é manipular.

IV Campanhas feitas ou apoiadas por assessorias de imprensa geralmente repercutem nos veículos de comunicação.

V Ações de responsabilidade social também dizem respeito às assessorias de imprensa.

A quantidade de itens certos é igual a

Por meio da comunicação organizacional, também chamada empresarial ou corporativa, é possível às organizações estabelecer um processo de comunicação com seus diversos públicos. A comunicação organizacional é integrada pela comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

A comunicação com o público precisa envolver ações que visem ao desenvolvimento e à cidadania. As atividades institucionais precisam ser exercidas com ética, para que a coisa pública seja objeto de visibilidade, transparência e controle. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

I Na comunicação com o público, as organizações só usam a área de jornalismo quando há problemas ou crises.

II Ética é um conjunto de princípios que diz respeito a todo ser humano.

III Instituições envolvidas em ações de responsabilidade social promovem cidadania.

IV Garantir transparência é responsabilidade de toda a instituição e não apenas da assessoria de imprensa.

V O controle da coisa pública é atribuição tanto das instituições, quanto da imprensa e de toda a sociedade.

Estão certos apenas os itens

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