Questões de Comunicação Social do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2008

“Mãe é mãe, não é genitora. Quem volta não regressa. Doença não é enfermidade. Não use expressões como ‘segundo informou o mesmo’ ou ‘disse que o mesmo não estava’. Abraço não é amplexo. Deitado de costas não é decúbito dorsal. (ERBOLATO, 1991, p. 127).

Com base nesse trecho, conclui-se que o autor de Técnicas de Codificação em Jornalismo condena:

O conceito de fait-divers, introduzido pelo semiólogo Roland Barthes, pode ser entendido no contexto referente ao sensacionalismo presente nos meios de comunicação.

Em relação ao conceito de fait-divers, assinale a afirmativa correta.

De acordo com MATTELART (1999), o conceito de “sociedade de massa” se atrelou ao conceito de “cultura de massa” para dar conta dos questionamentos acerca da natureza da modernidade da mídia. Entretanto, a partir dos anos 60/70, novas denominações passaram a caracterizar o que o autor chama de “sociedade trabalhada pelas tecnologias da informação e da comunicação”. A partir disso, pode-se afirmar que:

Em um artigo publicado em 1983, Umberto Eco classificou a televisão em duas épocas históricas consecutivas: a da paleotelevisão, presente até então, e a da neotelevisão, que começava a emergir. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Por apresentar-se obstinadamente como realidade, a paleotevê operava com uma distinção fundamental entre informação e ficção.

II. A característica principal da neotevê é o fato de que ela fala mais de si mesma e do contato com o público que do mundo exterior.

III. Se a paleotevê era um veículo “de fatos”, a neotevê passa a ser um “aparato para a produção dos fatos”.

Assinale:

Partindo do pressuposto de que o universo da informação televisiva é um universo construído, a imagem televisual pode ter as funções de designação, de figuração e de visualização.

As características dessas funções são, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis