Questões de Comunicação Social do ano 2008

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Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2008

A respeito da história da imprensa no Brasil, julgue os itens a seguir.

Pompeu de Sousa foi contrário ao lead e à objetividade jornalística.

No que se refere à produção jornalística, julgue os próximos itens.

Segundo a teoria do jornalismo, diagnóstico é uma das cinco fases do trabalho do assessor de imprensa em uma organização

No dia 1.º de dezembro de 2007, o jornal Folha de S. Paulo publicou a seguinte manchete "Tiroteio fere sete e causa pânico na estação Sé". Considerando essa manchete, julgue os itens a seguir.

A investigação acerca de como esse assunto fez parte das discussões das pessoas e de sua relação com o debate público sobre violência poderia ter a hipótese de agendasetting como base teórica.

A partir das idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Do ponto de vista das teorias da comunicação, a noticiabilidade faz parte da chamada teoria organizacional da notícia, que estuda a produção informativa com base em critérios sistêmicos e orgânicos.

No que se refere à opinião pública, há uma antiga controvérsia não resolvida nas Ciências Sociais, não só sobre o próprio conceito, mas também quanto a sua formação. A teoria mais conhecida é aquela que tenta explicar o processo de formação da opinião pública por meio do chamado modelo cascata.

A opinião pública se formaria a partir de pequenos grupos, situados no topo da pirâmide social, e depois viria descendo, por degraus, até a base da pirâmide. No primeiro degrau dessa cascata, estaria o pequeno grupo das elites econômicas e sociais; no segundo, estaria o das elites políticas e, no terceiro, a mídia, seguida pelos chamados formadores de opinião — intelectuais, religiosos, artistas, educadores, líderes empresariais e sindicais, jornalistas —; finalmente, no último degrau, a grande maioria que constitui a base da população.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

No âmbito da Communication Research, entre as primeiras teorias da comunicação que se dedicaram à análise dos processos de formação de uma opinião desvinculada da mídia, está incluída a abordagem de campo, também conhecida como estudo dos efeitos limitados. Ao privilegiar a força dos líderes locais de opinião, essa perspectiva mostra, por exemplo, como uma campanha eleitoral transmitida pelo rádio poderia fracassar caso o candidato não contasse com o apoio de líderes de opinião influentes na comunidade.

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