Questões de Comunicação Social do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2008

Acerca das novas tecnologias de informação e comunicação e suas interferências no jornalismo e na comunicação institucional, julgue os itens que se seguem.

No estágio atual do webjornalismo, o lide deixou de ser o principal elemento da notícia, visto que as retrancas são apresentadas nos formatos de links e hiperlinks. No jornalismo impresso, por sua vez, o lide é seguido obrigatoriamente do sublide, da documentação, da síntese e da contextualização, de forma encadeada.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como as novas mídias e o webjornalismo.

A teoria da informação (ou teoria matemática da comunicação) pode ser corretamente associada à gênese dos estudos sobre dispositivos tecnológicos e suas aplicações na transmissão de dados por vias mecânicas. A associação é possível porque a teoria mencionada figura no rol das abordagens sobre o código e a mensagem.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

A escolha do tema do editorial de um jornal leva em conta um conjunto complexo de fatores noticiosos e conjunturais. Contudo, de modo geral, essa seleção está diretamente vinculada aos critérios de noticiabilidade e aos valores- notícia, elementos explicados pela perspectiva do newsmaking.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

A teoria dos gêneros jornalísticos é derivada dos estudos culturais (culture studies), abordagem norte-americana que inspirou o movimento chamado new journalism.

A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

Os estudos sobre radiojornalismo são prioridade na perspectiva teórica do agendamento (agenda-setting), devido à importância que esse veículo representou durante a I Guerra Mundial. Segundo a hipótese do agendamento, ainda hoje, o rádio é o carro-chefe da formação da agenda da mídia, o que leva os demais veículos a dependerem do modelo e da abordagem do radiojornalismo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis