Questões de Comunicação Social do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2008

Criamos uma sociedade que absorve uma informação sem dor, sem riscos. Uma informação "limpinha", ou seja, que não tem cheiro, pistas ou histórico — dificilmente, nos portais, encontramos aspas ou entrevistados defendendo uma opinião na Internet. Quando sobe para a Web, a reportagem já veio escrita, reescrita e "consertada" para aquele padrão de veículo; tudo apresentado em fragmentos, como em um videoclipe da MTV, bonito, jovem, bem-nascido e sem compromisso. 

 

 Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

No Brasil, atualmente, as assessorias de imprensa dos órgãos públicos já estão preparadas para enviar mensagens para a Web, devidamente limpas e assépticas: os textos, estruturalmente, diferem dos criados para jornais impressos, como os pressreleases. Os textos da Internet são curtos, feitos para leitura rápida, assemelham-se ao texto de revistas e permitem boxes e links que visam ao intertexto.

Olá, Chicago! Se alguém aí ainda duvida que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força da democracia, esta noite é a sua resposta. Considerando o trecho do discurso do presidente recém-eleito dos Estados Unidos da América (EUA) apresentado acima e a aspectos da comunicação social, julgue os itens a seguir.

Com a força do ethos do novo presidente Barack Obama, o mundo vive, neste momento, a esperança de que dias melhores virão. Mutatis mutandis, guardadas as devidas proporções, a grande missão do assessor de comunicação social de uma empresa é canalizar forças de esperança para quantos possam fazer a instituição crescer

Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.

O jornalista/assessor de imprensa de um órgão público empenha seus esforços no que se denomina eficácia de agenda, considerando temas específicos ligados a públicos determinados, além de utilizar mídia adequada. Sabe-se, no entanto, que a eficácia da agenda é algo relativo, pois, muitas vezes, a informação que está oculta atrás dos fatos é mais importante que o próprio fato.

Mais do que qualquer outro presidente dos EUA, George W. Bush foi vítima do crescimento gigantesco da Internet. A proliferação de novas formas de mídia — junto com uma democratização nas comunicações que permite a qualquer pessoa com um modem se tornar cineasta, apresentador de TV ou comentarista — implicou que o atual presidente dos EUA sofresse ataques muito mais severos do que qualquer de seus predecessores. E, tendo em vista esse pano de fundo, Bush certamente encontrará muita dificuldade para controlar a narrativa final sobre seus anos de governo. Stephen Humphries. O vilão midiático. 

 A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes, relativos a noções de jornalismo online e ao uso dos meios de comunicação.

A relação de agendamento que um assessor de comunicação social de um órgão público mantém com os blogueiros, notórios ou não, dá-lhe a estatura de fonte.

Acerca de princípios, características e usos dos meios de comunicação social, julgue os itens seguir.

Para formar a imagem institucional de uma empresa, é adequado utilizar anúncios em mídia, impressos, jornais, por exemplo, de forma que situações do cotidiano apareçam ligadas à imagem dessa empresa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis