Questões de Comunicação Social do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2005

Com relação aos critérios de seleção e edição da notícia, julgue os próximos itens. De acordo com as teorias da comunicação, cabe aos gatekeepers da imprensa selecionar, entre todas as informações, as que devem ser alçadas à condição de notícia, a partir da percepção do que seja interessante para o público. O processo de seleção também incide sobre o conteúdo da notícia, que pode ser reduzido.

O sucesso do noticiário televisivo depende do trabalho de profissionais de diferentes áreas que buscam oferecer ao telespectador a notícia da forma mais clara e organizada possível. Nessa perspectiva, o script, importante no dia-a-dia do jornalismo televisivo, deve ser bem elaborado. No que se refere às características do script televisivo e aos cuidados necessários à sua produção, julgue os itens que se seguem. A escalada e as passagens de bloco, produzidas pelo editorchefe, incorporam diretamente o espelho do noticiário e dispensam a necessidade de script próprio, pois são momentos rápidos que não demandam o detalhamento rigoroso do roteiro.

Em relação à linguagem e à preparação de textos para televisão, julgue os itens subseqüentes. Na redação do texto para televisão, devem ser evitados a superficialidade das frases curtas e o emprego de artigos. O tom coloquial de conversa torna-se mais interessante com a elaboração de frases longas que explicitem de forma completa e complexa a informação transmitida pela imagem.

Acerca das práticas recomendadas para a edição de notícias no rádio, julgue os itens seguintes. Ao editar uma entrevista, o editor deve procurar o melhor ponto de corte da fala e estar atento para que a sonora termine com a entonação descendente, pois, caso contrário, o ouvinte terá a sensação de que a fala do entrevistado foi cortada antes de ele completar o pensamento.

Com relação à produção de programas jornalísticos radiofônicos, julgue os itens que se seguem. Na produção de programas jornalísticos, não há limite para o aprofundamento da informação, de modo que uma notícia pode ser desdobrada nos dias seguintes. O único esgotamento a ser considerado é o do próprio assunto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis