Listagem de Questões sobre Geral
A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Por meio dos programas e projetos de cooperação técnica os países parceiros e organismos internacionais transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos. Assinale a alternativa que não representa diretriz de Governo para a cooperação técnica brasileira.
Concentrar esforços em programas e projetos vinculados às prioridades nacionais de desenvolvimento do Brasil e dos países parceiros.
Enfatizar os programas e projetos de baixo impacto, a nível nacional, com o objetivo de evitar alterações na política macroeconômica.
Priorizar os projetos que possibilitem a criação de efeitos multiplicadores e que promovam mudanças duradouras
Dar preferência a projetos que provoquem o adensamento das relações políticas, econômicas e comerciais entre o Brasil e os países parceiros
Dar preferência a projetos que estejam inspirados nos conceitos de multilateralidade, universalidade e neutralidade, no caso de organismos internacionais
Os mercados internacionais podem ser classificados em quatro tipos de países, com base em suas respectivas atratividades de mercado. 1º) Países-plataforma: podem ser usados para a coleta de dados de inteligência e para estabelecer uma rede. 2º) Países emergentes: principal meta é estabelecer uma presença inicial, ex: escritório de representação. 3º) Países em crescimento: freqüentemente, as vantagens de entrar cedo nesses mercados facilitam às empresas uma presença significativa, que possibilita capitalizar as oportunidades de mercado futuras. 4º) Países maduros e estabelecidos: estes países apresentam poucas perspectivas de crescimento em relação a outros tipos de mercados. Assinale a alternativa que melhor exemplifica os 4 tipos de países mencionados no enunciado.
1º: Cingapura e Hong Kong; 2º: Vietnã e Filipinas; 3º: China e Índia; 4º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão.
1º: China e Índia; 2º: Cingapura e Hong Kong; 3º: Vietnã e Filipinas; 4º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão.
1º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 2º: China e Índia; 3º: Cingapura e Hong Kong; 4º: Vietnã e Filipinas.
1º: Vietnã e Filipinas; 2º: Cingapura e Hong Kong; 3º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 4º: China e Índia.
1º: Cingapura e Hong Kong; 2º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 3º: Vietnã e Filipinas; 4º: China e Índia.
A ampliação da centralidade do tema serviços no quadro das três principais macronegociações comerciais em que o Brasil encontra-se envolvido – Rodada Doha, da Organização Mundial de Comércio (OMC), Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e Mercosul-União Européia; decorre do substantivo aumento do peso econômico do setor na economia mundial como um todo, mas principalmente para os países desenvolvidos, grandes exportadores de serviços. A inclusão de serviços como parte do conceito de comércio internacional somente se consolidou na década de 90. O Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS) entrou em vigor em 1995. Em seu artigo 1º são definidos quais modos de prestação de serviços?
Serviços monousuários, serviços multi-usuários, serviços internacionais e serviços paliativos
Consumo no exterior, prestação fronteiriça, presença comercial e movimento temporário de pessoas físicas.
Circulação livre de mercadorias, consumo financeiro, serviços alfandegários e turismo.
Câmbio, análise conjuntural econômica, serviços de informática e serviços intelectuais.
Serviços de telecomunicações, serviços financeiros, serviços sociais e serviços de transportes.
A internacionalização dos mercados tem forçado as empresas a buscar profissionais com mentalidade e vivência nos mercados internacionais. O sucesso na formulação e na implementação de uma estratégia em nível internacional depende do comprometimento dos principais executivos tomadores de decisão com os mercados externos. Assinale a alternativa correta sobre o tema em questão.
O cliente internacional deve submeter-se às limitações impostas pelos valores culturais do produtor, evitando conflitos e negociações desnecessárias para a mudança.
O profissional experimentado internacionalmente deve ser reciclado na empresa, para que renove os valores e crenças originais da organização, antes que defina o marketing internacional.
O movimento de mudança organizacional visando às exportações deve ser do tipo "bottom-up", para que se atinja o efeito de marketing necessário.
Todos os executivos da empresa deverão ter vivência internacional antes de decidir exportar, pois, sem isto, o risco de fracasso é quase certo.
Todos os funcionários, do topo ao "chão-de-fábrica", devem aceitar, compreender e pactuar da visão de que é necessário criar um valor superior para o cliente internacional.
Certa empresa planeja iniciar processo de exportação de seus produtos, a princípio vendendo para países do Bloco Econômico Mercosul. Em que estágio se encontra o Mercosul e que vantagens a empresa poderia obter?
O Mercosul encontra-se na fase de União Aduaneira, que é uma Zona de Livre Comércio, que se caracteriza pela queda de barreiras tarifárias e não tarifárias, dotada também de uma Tarifa Externa Comum, ou seja, um único conjunto de tarifas para as importações provenientes de países não-pertencentes ao bloco.
O Mercosul encontra-se na fase de Zona de Livre Comércio, que consiste na eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio entre dois ou mais países.
O Mercosul encontra-se na fase de Zona de Preferência Tarifária, que assegura níveis tarifários preferenciais para o conjunto de países que pertencem à Zona.
O Mercosul encontra-se na fase de Mercado Comum, em que circulam livremente não só bens, mas também serviços e os fatores de produção - capitais e mão-de-obra. O Mercado Comum pressupõe ainda a coordenação de políticas macroeconômicas e uma moeda comum.
O Mercosul não apresenta vantagens, uma vez que ainda não foi efetivada a sua implantação total, por problemas na agenda política dos diversos países envolvidos.
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