Listagem de Questões sobre Geral
As atividades de promoção comercial de exportações englobam, preferencialmente:
Relações públicas; vendas pessoais; promoção de vendas; marketing direto; feiras e eventos e patrocínios.
Relações públicas; propaganda; sorteios e marketing direto.
Feiras e eventos; brindes e marketing de relacionamento.
Novas tecnologias; vendas pessoais e promoção de vendas.
Patrocínios; sorteios; marketing direto e marketing de relacionamento one-to-one
Os profissionais de Relações Públicas são responsáveis por gerar uma publicidade favorável, por meio de press releases e outros instrumentos, que nada mais são do que:
formas de comunicação sem custos para veiculação.
propaganda.
merchadising.
peças de outdoors em lugares estratégicos
endomarketing
A arbitragem é a forma mais usual de solução de controvérsias nos contratos internacionais de compra e venda. Sobre a arbitragem, é correto afirmar que:
o Brasil não possui lei específica sobre a arbitragem internacional.
a cláusula compromissória estabelece as condições gerais para a arbitragem.
a cláusula de foro pode coexistir com a cláusula de arbitragem num mesmo contrato.
as partes não precisam estabelecer um consenso quanto à escolha do tribunal arbitral.
não existem leis nacionais sobre arbitragem. Todas são internacionais.
Toda empresa que nunca exportou precisa vencer muitos obstáculos, sendo um deles o cultural. A disputa no mercado mundial deve ser precedida de uma mudança na mentalidade dos empregados da organização. Um dos significados da mudança cultural é que o "famoso jeitinho brasileiro" deve ser abandonado, pois ele:
faz uma conexão equivocada com o samba e o futebol, símbolos culturais da nossa nação e prejudica a exportação de produtos tecnológicos.
remete a uma imagem de turismo para exploração sexual, crime condenado pelo Direito Internacional.
representa uma imagem negativa do Brasil em relação a questões como o cumprimento de prazos e das condições comerciais.
é útil para mostrar flexibilidade e capacidade de adaptação às normais internacionais de comércio.
inibe a adaptação de peças e vestuário ao clima de cada país.
As organizações de promoção comercial são entidades públicas ou privadas, cuja tarefa é facilitar a entrada de exportadores em mercados estrangeiros. O projeto de Centros Internacionais de Negócios é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria neste sentido. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
O projeto CIN é uma rede nacional, cujo endereço eletrônico é www.cin.org.br, que auxilia a empresa no processo de internacionalização. A rede é composta por Centros localizados em quase todos os Estados, apoiando as bases produtivas locais nos negócios internacionais.
O CIN está relacionado diretamente a projetos de liberação do comércio educacional, ou seja, internacionalização das instituições de ensino superior
Na prática, o projeto CIN ficou restrito à FIESP e FIRJAN, por serem as únicas federações com capacidade para realização das teleconferências com o exterior (principal motivação para a criação do CIN).
Para que haja o processo de internacionalização das empresas brasileiras, é necessária autorização da Confederação Nacional da Indústria ou federação local para a transação de exportação através do CIN.
A iniciativa do CIN tende a tornar-se obsoleta quando da implementação oficial do NAFTA.
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