Questões de Códigos de Ética

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Códigos de Ética

Considerando o código de ética que rege a profissão e a atuação do psicólogo, julgue os itens subsecutivos. Em se tratando de paciente que esteja envolvido em casos de perícia judicial, o profissional/psicólogo poderá atuar como perito, mesmo que tenha atendido, individual e clinicamente, em momento anterior, o referido paciente.

O assistente social possui como uma das regulamentações que orientam a sua prática profissional, o Código de Ética Profissional que estabelece como um dos deveres

“O código de Ética do Assistente social se organiza em torno de um conjunto de princípios, deveres, direitos e proibições que orientam o comportamento ético profissional, oferecem parâmetros para ação cotidiana e definem suas finalidades ético-políticas, circunscrevendo a ética profissional no interior do projeto ético-político e em sua relação com a sociedade e a história. Essa estrutura requer um suporte teórico que assegure a fundamentação da concepção ética e dos valores ético-políticos, dando sustentação ao conjunto de prescrições”. (BARROCO e TERRA, 2012). Na elaboração do código de 1993, tal apoio foi buscado:

Acerca dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional, analise as afirmativas:

I - Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

II - Recusa intransigente dos direitos humanos e defesa do arbítrio e do autoritarismo.

III - Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

IV - Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

Assinale a alternativa CORRETA:

Como todo trabalhador assalariado, o assistente social vivencia desemprego, a exploração do trabalho, sua precarização e desregulamentação, a criação de atividades temporárias sem segurança, sem benefícios com a instituição de novos cargos e funções técnicas similares às praticadas pelo Serviço Social. Quem não se submete às regras da alta exploração do trabalho é substituído sem grandes esforços, tendo em vista a necessidade de sobrevivência dos trabalhadores. Nesses casos, o atual código de Ética Profissional previu que são ações disciplinares, dentre outras:

I - Compactuar com o exercício ilegal da Profissão, inclusive nos casos de estagiários/as que exerçam atribuições específicas, em substituição aos/às profissionais.

II - Exercer a Profissão quando impedido/a de fazêlo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício ao/às não inscritos/as ou impedidos/as.

III - Emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizações ou empresas para simulação do exercício efetivo do Serviço Social.

IV - Pleitear para si ou para outrem emprego, cargo ou função que estejam sendo exercidos por colega.

Assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis