Questões sobre Ensino de Ciências

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ensino de Ciências

#Questão 973907 - Ciências, Ensino de Ciências, Avança SP, 2022, Prefeitura de Laranjal Paulista - SP, Professor de Educação Básica - PEB I - 1º ao 5º ano

Levanto em conta a questão anterior, sobre o pensamento científico, aplicado ao Ensino Fundamental, no que se refere ao ensino de Ciências, ao propor à classe, a apresentação dos dados e resultados dos gráficos e diagramas de mudanças climáticas estudados, o Educador está trabalhando: 

#Questão 973908 - Ciências, Ensino de Ciências, Avança SP, 2022, Prefeitura de Laranjal Paulista - SP, Professor de Educação Básica - PEB I - 1º ao 5º ano

Considerando o pensamento científico, aplicado ao Ensino Fundamental, no que se refere ao ensino de Ciências, ao trabalhar com gráficos e diagramas de mudanças climáticas, durante o ano, o Educador está trabalhando: 

#Questão 973909 - Ciências, Ensino de Ciências, Avança SP, 2022, Prefeitura de Laranjal Paulista - SP, Professor de Educação Básica - PEB I - 1º ao 5º ano

A área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da:

#Questão 973910 - Ciências, Ensino de Ciências, Avança SP, 2022, Prefeitura de Laranjal Paulista - SP, Professor de Educação Básica - PEB I - 1º ao 5º ano

Ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base:

#Questão 974233 - Ciências, Ensino de Ciências, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Ciências

“Aulas práticas de laboratório são insubstituíveis no ensino de Ciências, pois permitem que os alunos tenham contato direto com os fenômenos, manipulando as matérias e equipamentos e observando os organismos”.

(KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª edição. São Paulo: EDUSP, 2008)

Sabendo disso, um professor de Ciências realizou o seguinte experimento: inicialmente, instruiu seus alunos a prenderem uma vela acesa em um pires e a colocarem água o bastante no pires, mas de forma que ela não entornasse. A seguir, pediu que eles cobrissem a vela com um copo, como no momento 1 da imagem abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Os alunos perceberam que, no momento 2, a chama da vela apagou e a água subiu pelo interior do copo até certa altura.

O professor pediu aos alunos que formulassem uma hipótese explicativa para o fenômeno. Das várias proposições feitas, a correta era a que dizia que a água subiu porque a pressão

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis