Questões sobre Ensino de Ciências

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ensino de Ciências

Com relação ao pensamento de Edgar Morin, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O conhecimento científico é certo, na medida em que se baseia em dados verificados e está apto a fornecer previsões concretas. II – Julgou-se durante muito tempo que o universo fosse uma máquina determinista impecável e totalmente conhecível. III – O enriquecimento do nosso conhecimento sobre o universo desemboca no mistério de sua origem, seu ser, seu futuro. 

Ainda de acordo com a obra de Chassot, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Com o aperfeiçoamento de técnicas agrícolas, o homem foi capaz de obter de menores extensões de terreno uma menor quantidade de alimentos do que os antes obtidos da caça ou colheita. II – A agricultura influiu grandemente no aperfeiçoamento de outras técnicas, como operações de cavar e semear, por exemplo. III – Na remota Antiguidade não havia noções de Anatomia. 

Com relação à obra de Chassot (A Ciência através dos Tempos), analise as afirmativas abaixo e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A humanidade existe na superfície do globo há mais de dois milhões de anos. II – A transformação do homem em pastor e agricultor não exigiu grandes modificações em sua postura. III – A descoberta dos diferentes ciclos vitais é um dos primeiros feitos da biologia que iniciava. 

Com relação à obra “Teoria e Prática em Ciências na Escola” (Campos e Nigro), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As ciências da natureza produzem conhecimentos que muitas vezes divergem do senso comum. II – Para ensinar Ciências de outra maneira, é imprescindível que o professor dessa disciplina reavalie as concepções que tem sobre a natureza do conhecimento científico. III – O ensino por redescoberta teve o mérito de romper com a tradição do ensino de Ciências por transmissão-recepção. 

Ainda no que tange à obra de Cachapuz, julgue as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A participação dos cidadãos na tomada de decisões é algo negativo. II – A participação dos cidadãos na tomada de decisões reclama um mínimo de formação científica. III – A participação dos cidadãos na tomada de decisões está relacionada com o princípio da precaução.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis