Questões de Ciências Sociais da CESPE / CEBRASPE

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Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O reconhecimento de bens culturais indígenas como patrimônio cultural brasileiro tem como objetivo a promoção do desenvolvimento socioeconômico do grupo tradicional por meio de sua assimilação à sociedade nacional.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

Na década de 30 do século XX, a etnografia e a constituição do patrimônio cultural já eram políticas de Estado no Brasil: coordenada por Mário de Andrade, a missão folclórica de 1938, por exemplo, coletou, entre outros materiais, o praiá pankararu.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A dificuldade de se estabelecer um patrimônio coeso e representativo no Brasil deve-se ao fato de este ser um país jovem, formado no bojo da globalização econômica, e que recebeu grandes fluxos migratórios, o que inviabilizou a estabilização de um povo dotado de tradições.

No que diz respeito à noção de patrimônio cultural, julgue os itens a seguir. A patrimonialização limitada a edificações do período colonial representava uma dominação de certa elite sobre a política de memória do país, o que foi superado a partir da criação da categoria de patrimônio imaterial, que representou uma efetiva democratização social e territorial da política patrimonial no Brasil.

No que diz respeito à noção de patrimônio cultural, julgue os itens a seguir. A despeito da sua importância socioeconômica e cultural e da sua tradição, o conjunto de saberes e modos de fazer associados à produção de queijo da Serra da Canastra ainda não foi acolhido e classificado pelo IPHAN como patrimônio imaterial digno de registro.

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