Questões sobre Questões sociológicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Questões sociológicas

Considere a hipótese de que a Secretaria de Educação de Macapá define como meta a redução dos índices de evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. O acesso às unidades escolares foi identificado pelo órgão como um dos fatores que impactam a permanência dos estudantes. A área técnica responsável pela gestão do transporte escolar desenvolve então uma política pública para estudantes da rede municipal, com a concessão de gratuidade universal.

Dados o ciclo de formulação de políticas públicas, as instâncias de tomada de decisão e o programa em questão, o caminho adequado para sua implementação é:

O sociólogo inglês Thomas H. Marshall desenvolveu a tese segundo a qual, nos países capitalistas centrais, o reconhecimento dos direitos civis precedeu e permitiu a institucionalização dos direitos políticos, tendo esses, por sua vez, sido a condição da institucionalização dos direitos sociais. No Brasil, segundo o historiador José Murilo de Carvalho, essa sequência se deu de maneira invertida, provocando déficits na construção de nossa cidadania.

Na constituição dos direitos no Brasil republicano,

Considere o texto e as proposições abaixo sobre os fluxos migratórios internos mais recentes no Brasil:

 I. Dado o novo contexto socioeconômico e urbano, os processos migratórios diversificam-se, com áreas de retenção de população, áreas de perdas migratórias e áreas de rotatividade migratória.

II. A migração rural-urbana permanece como tendência migratória predominante no país, tal como ocorrera nas décadas de 1960 e 1970.

III. Ocorre a interiorização das migrações, com trajetórias mais curtas em direção a aglomerações urbanas nãometropolitanas.

IV. Há intensa dispersão de migrantes das metrópoles em direção ao interior, marcada por reversões migratórias de características diversas.

V. Configuram-se novos espaços de migração, fortemente relacionados às características de suas regiões e localidades.

Está correto o que se afirma em

“Pensar as redes de serviços exige, nas palavras de Telma Maria Gonçalves Menicucci, “colocar o foco sobre o cidadão tomando sua integralidade”. Aplicado aos casos de violência doméstica e familiar significa que o foco deve ser direcionado às mulheres, mas significa também superar uma visão fragmentada e tradicional de atendimento, problematizando o significado de denominações tais como “usuárias”, “pacientes”, “vítimas”, “assistidas”, empregadas pelas/os diferentes profissionais e setores ao se referirem ao seu público-usuário, devendo, na lógica da rede e do planejamento intersetorial, considerar essas mulheres como sujeitos políticos e capazes de transformar a situação em que se encontram a partir do acesso aos direitos que são universais, inalienáveis e indivisíveis”.

PASINATO, Wânia. Oito anos de lei Maria da Penha. Entre avanços, obstáculos e desafios. Revista Estudos Feministas, v. 23, n. 2, p. 533-545, 2015.

Considerando o texto de Wânia Pasinato, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.

I. Garantir a cidadania de mulheres em situação de violência exige o reconhecimento de que elas são vítimas inábeis para atuar contra situações de violação de direitos impostas por homens.

PORQUE

II. O Estado precisa oferecer condições adequadas para que mulheres em situação de violência sejam atendidas como cidadãs de direito capazes fazer sua própria história.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que

“Pesquisar e discutir o trabalho na sociedade contemporânea permanece uma tarefa essencial para os cientistas sociais preocupados em compreender a mudança social. Os novos usos, a complexificação da divisão do trabalho, a flexibilização das atividades produtivas, não reduziram a sua importância como fator essencial de manutenção do sistema capitalista e em diferentes contextos, o trabalho mantém seu caráter formador de identidades de classe. Por outro lado, os efeitos da introdução de novas tecnologias empresariais e a imposição da flexibilidade como um novo padrão nas relações capital/trabalho colocaram em xeque e enfraqueceram a resistência dos trabalhadores e sindicatos ao uso continuado de práticas de emprego precário de desprotegido de regulação legal. No entanto, novas pautas foram introduzidas e questões relativas a formas de ação coletiva e de articulação institucional e política para assuntos relativos ao trabalho em territórios produtivos se tornaram parte importante das novas estratégias das instituições de representação dos trabalhadores”.

RAMALHO, José Ricardo. Trabalho e os desafios da pesquisa sociológica. Revista Brasileira de Sociologia, vol. 01, n. 01, jan/jul 2013.

Considerando o que se afirma no texto, assinale a afirmação verdadeira.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis