Questões de Ciências Sociais do ano 2018

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Listagem de Questões de Ciências Sociais do ano 2018

A escola sociológica de Chicago produziu diversas reflexões teóricas e metodológicas acerca do desenvolvimento das cidades norte-americanas e dos agrupamentos humanos a elas correspondentes. Os estudos iniciais de ecologia humana, em particular, propuseram inovadoras explicações da estrutura urbana, que ficaram conhecidas por

O princípio teórico de que o antropólogo deve interpretar “teias de significado”, comuns a determinados indivíduos, baseia-se em um conceito semiótico de cultura formulado por

“O cidadão era um cara, na época dos meus pais, muito bom de grana. É verdade. O cidadão era o chique, era o rico. Ele era o dono do comércio, o dono de uma firma... O trabalhador não era cidadão não. Isso não existia. O trabalhador era um peão. Peão, peão, peão toda a vida. Meu pai veio para São Paulo como um simples agricultor e morreu como um servente de obra. Mas ele cumpriu suas obrigações, cumpriu todos os seus deveres. E, quando ia a algum lugar e precisava de algum direito, ninguém tratava como cidadão. Eles tratavam como um marginal, como se fosse um lixo. Eu vi isso e vivi isso também. A injustiça me deixava com muita raiva”. [morador da periferia de São Paulo, falando sobre seu pai e a cidadania no Brasil entre os anos de 1930 a 1970].

HOLSTON, James. Cidadania insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Considerando a narrativa sobre a cidadania, avalie as seguintes afirmações:

I. A cidadania, no Brasil, é um fenômeno que percorre a formação de uma república democrática e evidencia a dignidade do trabalhador como sujeito de direito.

II. O trabalhador brasileiro nem sempre encontrou reconhecimento social e garantias que retratam a sua dignidade como sujeito de direito.

III. Historicamente, o reconhecimento do trabalhador como cidadão, no Brasil, funciona como meio de demarcar as pessoas que são dignas ou não de ter acesso a direitos.

É correto o que se afirma em

“As dimensões apontadas pelo conceito de desenvolvimento sustentável contemplam cálculo econômico, aspecto biofísico e componente sociopolítico, como referenciais para a interpretação do mundo e para possibilitar interferências na lógica predatória prevalecente. O desenvolvimento sustentável não se refere especificamente a um problema limitado de adequações ecológicas de um processo social, mas a uma estratégia ou um modelo múltiplo para a sociedade, que deve levar em conta tanto a viabilidade econômica como a ecológica. Num sentido abrangente, a noção de desenvolvimento sustentável reporta-se à necessária redefinição das relações entre sociedade humana e natureza, e, portanto, a uma mudança substancial do próprio processo civilizatório, introduzindo o desafio de pensar a passagem do conceito para a ação”.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189- 205, 2003. Considerando as reflexões de Pedro Jacobi sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, avalie as seguintes afirmações:

I. A educação ambiental deve considerar um conceito de desenvolvimento sustentável que seja interdisciplinar e articule ecologia, economia e política nas discussões sobre o meio ambiente.

II. O conceito de desenvolvimento sustentável não é apenas uma maneira de ver o mundo e lutar pelo meio ambiente, mas uma forma de construir a sociedade considerando vários aspectos de sua organização.

III. As estratégias de educação ambiental precisam se pautar por um conceito de desenvolvimento sustentável capaz de demonstrar como as dinâmicas ambientais são fatores preponderantes para as políticas econômicas e sociais.

É correto o que se afirma em

Sobre o conceito de habitus desenvolvido por Pierre Bourdieu, é correto afirmar que

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