Questões de Ciências Sociais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciências Sociais

Nas sociedades modernas, o Estado democrático de Direito constitui-se como uma das instituições mais importantes que tem como principal objetivo o controle social e a tentativa de superação de problemas relacionados à saúde, educação, segurança e economia, dentre outros. O Estado repre-senta as maneiras como os indivíduos vêm se organizando socialmente, nos últimos séculos, resul-tado das transformações políticas e sociais que atingem diretamente suas vidas. A respeito das características do Estado democrático, NÃO é correto afirmar:

O conceito de movimentos sociais se refere à ação de um grupo social organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político dentro de uma determinada socie-dade, num contexto específico. Os movimentos sociais no Brasil, que ganharam força durante os anos 1970 e 1980, incluem os movimentos populares, sindicais e organizações não governamentais (ONGs). O surgimento desses movimentos sociais no Brasil representou, do ponto de vista socioló-gico, os seguintes fatos, EXCETO.

Alex Tocqueville, no livro A democracia na América, diz que a liberdade deve assentar-se sobre a realidade democrática da igualdade de condições, salvaguardada por instituições cujo modelo lhe parecia existir na América. Em relação a isso, o filósofo enumera três causas que tornaram a democracia americana liberal. São elas:

Segundo Charon e Vigilant (Saraiva, 2012, p. 74), aprendemos o que é um amigo, e somos influenciados por esse aprendizado quando decidimos interagir com alguém nessa posição. Também podemos aprender sobre a posição da esposa ou marido, filho, professor, encanador, presidente, secretária, homem, mulher, padre, escriturário, ouvinte, meio de campo, criminoso condenado, chefe ou produtor de cinema. Sempre que designamos uma pessoa por um termo que implica relacionamento com outras, esse termo indica uma posição de:

Quando a ação se torna mais organizada e menos espontânea, acidental e diferente, e se passa a saber o que os outros farão e o que esperam que façamos em relação a eles, em que não precisamos começar de novo, não tendo de estudar a maneira de atuar uns com os outros sempre que nos reunimos, quando necessariamente mudamos como indivíduos e mudamos na presença um do outro, quando ingressamos em uma relação governada por um conjunto de regras, das quais a maioria não foi nem escrita nem explicitamente formulada, quando todos nós sabemos o que esperar uns dos outros e de nós mesmos, é quando estamos envolvidos naquilo que sociólogos chamam de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis