Questões de Ciências

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciências

#Questão 905521 - Ciências, Ciências, IBFC, 2023, SEAD-GO, Analista Ambiental - Engenharia Química

A atmosfera terrestre é composta principalmente por nitrogênio, oxigênio e gases nobres (maior concentração de argônio). Com concentrações menores de 1% encontram-se outros gases como o dióxido de carbono, ozônio, entre outros. A poluição troposférica é um fenômeno antrópico predominante nas áreas urbanas e industriais que altera a concentração de algum poluente em uma área menor - como no caso de lançamento de materiais particulados ou óxidos de enxofre ou nitrogênio ou de forma global, tal como o dióxido de carbono.
Sobre a poluição troposférica, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 905522 - Ciências, Ciências, IBFC, 2023, SEAD-GO, Analista Ambiental - Engenharia Química

A camada de ozônio (O3) é uma região localizada na estratosfera, e sua máxima concentração localiza-se aproximadamente na altitude de 20 km na atmosfera terrestre. Sobre o ozônio, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O O3 é o responsável pela absorção, e consequentemente, total filtração dos raios UV que incide no topo da atmosfera terrestre.
( ) Em condições onde não há processos catalíticos, a formação e destruição de moléculas de O3 é um processo contínuo ocorrido entre as regiões da estratosfera e as regiões atmosféricas superiores.
( ) A depleção da camada de ozônio ocorre principalmente pelos hidrocarbonetos aromáticos produzidos por processos industriais e por gases refrigerantes usados em antigos processos de refrigeração.
( ) O O3 superficial é consequência do uso intensivo de combustíveis fósseis nos meios de transporte urbano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Paulo estava ajudando seu pai no sítio e achou, em meio às palhas do celeiro, um bicho longo, com corpo segmentado, com antenas e muitas pequenas pernas. Por curiosidade, Paulo pegou o bicho com cuidado, colocou em um pote e levou seu novo amigo para a escola. Todos os colegas ficaram surpresos e curiosos para saber que bicho era aquele.


O professor de biologia de Paulo chegou na roda de conversa, viu o bicho que Paulo levou para a escola e disse que abordaria o assunto na próxima aula.


O assunto a ser abordado pelo professor na próxima aula será sobre 

A alma da cerveja


“O microrganismo usado na produção é a alma da cerveja”. Essa simples frase resume a importância desse microrganismo para a bebida. Se outros ingredientes mais conhecidos, como o malte e o lúpulo, podem ser substituídos em parte ou totalmente, o microrganismo não tem como ficar de fora. Sem ele, não existe cerveja.

Disponível em: https://g1.globo.com/especial-publicitario/ somos-todos-cervejeiros/. Acesso em: 9 abr. 2022 (adaptado).


A notícia em destaque foi colocada em discussão em sala de aula para instigar a curiosidade dos alunos sobre o microrganismo em questão. Na semana seguinte, o professor levou para a aula 

Curiosidades incríveis sobre polvos


Os polvos têm um sistema nervoso muito desenvolvido. O polvo médio tem cerca de 500 milhões de neurônios ou células cerebrais. Isso os põe na mesma “classificação cerebral” que mamíferos menores, como os cães, por exemplo. Mas diferentemente de cães, a maioria dos neurônios dos polvos não fica no cérebro, mas sim em seus tentáculos (quase o dobro deles). Cada ventosa no braço de um polvo pode conter até 10 mil neurônios.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/ curiosidades-58852077. Acesso em: 9 abr. 2022 (adaptado).


Apesar de serem encontradas em locais diferentes nos polvos e nos cachorros, as células descritas no texto apresentam a mesma função porque 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis