Questões de Ciência da Computação da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciência da Computação da FGV

#Questão 150497 - Ciência da Computação, Relacionamentos, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

Para as questões 41 a 44 utilize a seguinte descrição:

Considere as seguintes afirmativas sobre um documento XML bem formado:

I. Deve estar sintaticamente correto, seguindo as regras de marcação prescritas para o padrão XML.

II. Deve conter um elemento raiz e pelo menos algum outro elemento.

III. Deve conter uma associação com um documento XMLSchema ou uma DTD.

IV. Deve fazer uso de pelo menos um namespace.

Estão incorretas as afirmativas:

#Questão 150498 - Ciência da Computação, Relacionamentos, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

Seja a relação R (A, B, C, D, E) e suponha a ocorrência das seguintes dependências funcionais entre seus atributos:

(A, B) → C (A, B) → D (A, B) → E D → E

Nessa situação, considere as seguintes afirmativas:

I. A chave da relação R é (A, B).

II. A relação R não está na forma normal de Boyce-Codd (BCNF) porque o atributo D não é uma de suas superchaves.

III. A dependência funcional D → E viola a condição BCNF. IV. A relação R está na terceira forma normal.

Assinale:

#Questão 150916 - Ciência da Computação, Segurança da Informação, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

O X.500 é um serviço de diretório universal de forma hierárquica, capaz de suportar grandes quantidades de informação e com enorme capacidade de procura de informação e que tem por objetivo definir a ligação entre serviços de diretórios locais para formar um diretório global distribuído. Esse serviço especifica que a comunicação entre o cliente e o servidor do diretório usa o LDAP (“Lightweight Directory Access Protocol”), executado sobre a pilha de protocolos TCP/IP. O LDAP, por sua vez, é composto por vários modelos, sendo um dos mais importantes o de segurança. Esse modelo utiliza:

- um protocolo que criptografa a comunicação entre cliente e servidor, para garantir a segurança das informações que são trocadas na rede;

- um método de negociação seguro de autenticação entre cliente e servidor, com o objetivo de provar ao serviço que um cliente é válido.

Esses métodos são conhecidos, respectivamente, por:

#Questão 153715 - Ciência da Computação, Software, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

Um software de gerência de configuração deve ser capaz de:

#Questão 153716 - Ciência da Computação, Software, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

Das cláusulas listadas a seguir, a que não está em conformidade com a definição do Open Source Iniciative (OSI) para os softwares de código aberto é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis