Questões de Ciência da Computação da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ciência da Computação da FGV

#Questão 114068 - Ciência da Computação, Arquitetura de redes, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

Dentre as tecnologias disponíveis para emprego em redes de computadores, a Fast Ethernet 100 Base TX apresenta como principal vantagem:

#Questão 114072 - Ciência da Computação, Arquitetura de redes, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

Para atender às necessidades atuais das redes de computadores com acesso à internet, é comum dotá-las de equipamentos de interconexão com as seguintes características:

I. dispositivos que filtram e encaminham frames com base no endereço físico;

II. dispositivos que filtram e encaminham frames com base no endereço lógico.

Esses equipamentos são conhecidos, respectivamente, como:

#Questão 114075 - Ciência da Computação, Arquitetura de redes, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

Tendo em vista a diversidade de soluções tecnológicas que podem ser adotadas para implementar um sistema de televisão digital interativa, diversos órgãos de padronização concentraram esforços na especificação de padrões, ilustrados por meio da figura abaixo. Da mesma forma que os padrões DVB (“Digital Video Broadcasting”) adotado particularmente na União Européia e ATSC (“Advanced Television Systems Committee”), nos Estados Unidos, o ISDB (“Integrated Services Digital Broadcasting”), especificado pelo Japão, na camada de transporte multiplexa e desmultiplexa os fluxos elementares de áudio, vídeo e dados usando a recomendação MPEG-2 Sistemas.

O padrão ISDB, na camada de codificação, os sinais de áudio e de vídeo utilizam, respectivamente, as recomendações:

#Questão 114078 - Ciência da Computação, Arquitetura de redes, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

O protocolo SNMP (“Simple Network Management Protocol”) faz parte da pilha TCP/IP e é utilizado para obter informações de servidores SNMP. No seu funcionamento, utiliza o conceito de MIB (“Management Information Base”), definido pelo RFC1066 como o conjunto de objetos gerenciados que procura abranger todas as informações necessárias para a gerência da rede. Resultante da evolução, a RFC 1213 definiu três tipos de MIBs que fornecem informações:

T1 – gerais de gerenciamento sobre um determinado equipamento gerenciado, como número de pacotes transmitidos e estado da interface;

T2 – específicas sobre as tecnologias dos meios de transmissão e equipamentos empregados;

T3 – específicas dos equipamentos empregados, como configuração, colisões, sendo também possível reinicializar ou desabilitar uma ou mais portas do roteador.

As MIBs dos tipos T1, T2 e T3 são, respectivamente, dos seguintes tipos:

#Questão 114081 - Ciência da Computação, Arquitetura de redes, FGV, 2008, SF, Analista de Informática Legislativa

Quando há necessidade de mais espaço de armazenamento em um microcomputador, a opção mais comum é simplesmente adquirir outro HD. Quando se faz referência a armazenamento em redes, três siglas surgem como solução: NAS, DAS e SAN. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das “cases” de HD ligadas a portas USB.

II. NAS (Network Attached Storage) refere-se a uma máquina que funciona como um servidor de arquivos ligado diretamente na rede e que roda um sistema operacional completo.

III. SAS (Serial Attached SCSI) é um barramento serial, similar ao SATA utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 150 e 300 MB/s. Recentemente foi introduzido o padrão de 600 MB/s e passou a ser desenvolvido o padrão seguinte, de 1,2 GB/s.

Assinale:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis