Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Listagem de Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Com relação a conceitos fundamentais de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Uma classe ou componente poderá realizar apenas alguns tipos de interfaces. As classes possuem a característica exclusiva de poder participar de relacionamentos de generalização, associação e dependência.

Com relação a conceitos fundamentais de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Uma interface pode participar de relacionamentos realizados e generalizações, nos quais há um relacionamento semântico entre dois classificadores, em que um deles especifica um contrato e a execução é assegurada pelo outro.

 

A figura acima apresenta o estado visual de uma ferramenta CASE denominada BlueJ, que realiza a depuração de um programa na linguagem Java. Essa figura mostra cinco janelas na interface gráfica, nomeadas Servidor, Projeto, Cargo BlueJ: trt e BlueJ: Debugger, sendo que três delas apresentam-se o código completo das classes Servidor, Projeto e Cargo. Esses códigos estão sintaticamente corretos e em estado de execução no depurador da ferramenta BlueJ. Existem também quatro breakpoints sinalizados nas linhas de código: dois na classe Servidor, um na classe Projeto e um na classe Cargo. Nota-se, ainda, que o depurador foi iniciado por meio da execução do único método main() apresentado nos códigos e que o ponteiro de código do debugger encontra-se na linha 11 da classe Servidor.

 A partir da figura e das informações acima, julgue os itens a seguir.

Quando o ponteiro de código estiver na linha 20 da classe Servidor, uma única variável será apresentada no painel Instance variables e outra, no painel Static variables.

A respeito de orientação a objetos em linguagem Java, julgue os itens subsequentes.

A interface é uma coleção de operações que pode especificar serviços de uma classe ou componente.

A respeito de orientação a objetos em linguagem Java, julgue os itens subsequentes.

O comando abstract void moveTo(double deltaX, double deltaY); implementa um método abstrato. A subclasse de uma classe abstrata usualmente fornece implementações para todos os métodos abstratos na classe pai.

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