Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.

No paradigma de orientação a objetos, o acesso aos atributos das classes do sistema deve ser feito exclusivamente por meio de uma interface definida por métodos específicos de cada classe.

A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.

O polimorfismo é a característica de determinada classe apresentar diferentes comportamentos, cada um podendo ser ativado simplesmente pelo envio de uma mensagem apropriada e diferenciada das demais.

A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

Na linguagem Java, um construtor de subclasse deve sempre chamar o construtor de superclasse como sua primeira instrução. Caso não exista esse construtor, o compilador Java irá inserir automaticamente uma chamada da superclasse, o que funcionará apenas se a superclasse tiver um construtor sem parâmetros. Caso contrário, será informada a ocorrência de erro.

A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

Quando uma subclasse declara um método de mesmo nome de um método da sua superclasse com o tipo de retorno e os tipos dos argumentos idênticos, tem-se o que é denominado sobrecarga.

A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

Uma classe final é uma classe que não tem classes herdeiras e cuja implementação permite garantir segurança de acesso aos objetos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis