Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Listagem de Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Em programação orientada a objetos, é correto afirmar que herança múltipla:

Dadas as seguintes afirmações sobre programação orientada a objetos:

I. As mensagens que se movimentam de um objeto para outro são os únicos conectores do objeto com o mundo exterior.

II. As mensagens trabalham em resposta aos métodos e manipulam os valores das varáveis de instância.

III. Os objetos passivos são aqueles que não são mais necessários, sendo apagados para liberar memória.

Está correto o que se afirma APENAS em

A engenharia de software é uma área do conhecimento que focaliza diferentes aspectos ligados à produção de programas de computador. Ela surgiu nos anos 70 do século passado com o objetivo de permitir um tratamento mais sistemático aos processos de desenvolvimento de sistemas de software. A fundamentação científica para esse ramo da engenharia envolve o uso de modelos abstratos e práticos que permitem a especificação, a análise, o projeto, a implementação e a manutenção dos sistemas de software. Com relação aos diversos aspectos ligados a essa área do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.

Entre os diversos diagramas utilizados em análise e projeto orientados a objetos, o diagrama de casos de uso, por procurar representar todas as possíveis situações de utilização do sistema, é considerado o diagrama responsável por mostrar a estrutura estática do sistema.

Considere as seguintes afirmativas sobre conceitos do paradigma de programação orientado a objetos.

1. Herança é a definição de uma nova classe, com base em uma já existente. A subclasse herda todas as variáveis e métodos da superclasse. Cada subclasse pode ter uma única superclasse.

2. O mecanismo de polimorfismo permite que objetos diferentes respondam de modo diferente ao receberem uma mesma mensagem.

3. O polimorfismo para ser implementado exige a utilização do conceito de herança e aplica-se apenas aos métodos da classe.

4. Ocultamento de informação é o uso do mecanismo de encapsulamento para restringir as variáveis e métodos de uma superclasse que podem ser herdados por subclasses.

Assinale a alternativa correta

Considere o diagrama de classes e as afirmativas abaixo:

1. Um objeto da classe B pertence a exatamente um único objeto da classe A.

2. A classe A realiza a interface C.

3. A classe A herda as variáveis e os métodos da classe D.

Assinale a alternativa correta

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