Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Com relação ao script apresentado acima, escrito com a tecnologia ColdFusion, julgue os itens que se seguem.

O estilo de programação adotado nesse script é mais próximo ao paradigma de programação estruturada que ao de programação orientada a objetos.

A respeito da orientação a objetos, julgue os próximos itens.

I Há linguagens de programação orientadas a objetos em que a determinação do método a ser executado em resposta a uma mensagem pode ocorrer na compilação ou pode ser adiada até a execução do código.

II Uma subclasse pode herdar atributos e métodos das suas superclasses. Em uma hierarquia C++, as visibilidades dos atributos e dos métodos herdados não podem, em uma subclasse, ser diferentes das suas visibilidades nas superclasses.

III Um atributo cujo valor é compartilhado entre as instâncias de uma classe tem escopo de classe. Um atributo com escopo de classe é, na linguagem Java, um atributo estático (static). Em UML, nos diagramas de classe, os atributos com escopo de classe são identificados por uma sublinha.

IV Em UML, uma agregação é um relacionamento todo-parte. Em uma agregação, um objeto não pode ser parte de mais de um todo. Além disso, objetos que são as partes de um todo devem ser destruídos quando o todo é destruído.

V Uma classe de associação (association class) permite que sejam acrescentados atributos e métodos a uma associação. Por exemplo, determinada classe pode ser criada para conter atributos e métodos de uma associação entre duas outras classes.

Estão certos apenas os itens

Analise as seguintes afirmativas sobre o princípio OO (Orientação a Objetos) conhecido como Encapsulamento:

I. Os métodos de acesso (setters) impedem que os atributos da classe assumam valores inapropriados.

II. Os métodos de acesso (setters) são automaticamente invocados quando um objeto é instanciado.

III. Métodos de acesso (setters) que simplesmente atribuem um valor aos atributos da classe, sem qualquer verificação, deveriam ser removidos e o atributo correspondente tornado público.

IV. O encapsulamento esconde a implementação dos métodos de uma classe dos seus clientes.

O número de afirmativas corretas é:

Analise as seguintes afirmativas sobre os princípios OO conhecidos como Herança e Polimorfismo:

I. Uma superclasse abstrata onde todos os métodos são abstratos deveria ser removida do projeto, uma vez que as subclasses não herdam nenhum comportamento.

II. Uma classe pode implementar simultaneamente mais de uma interface.

III. O Polimorfismo permite a construção de sistemas adaptativos uma vez que um componente pode ser removido do projeto e substituído por outro que implemente sua interface.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

Quando objetos diferentes recebem uma mesma mensagem e cada um produz um resultado diferente, trata-se na orientação a objetos, do conceito de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis