Questões sobre Programação

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Listagem de Questões sobre Programação

A figura acima apresenta uma página de um browser web que está sendo executado em um computador desktop conectado à Internet. Na figura, estão demarcadas regiões apontadas por setas identificadas por letras de A a F. A informação na região B é apresentada quando o usuário passa o ponteiro do mouse sobre a região A. Considerando essas informações, julgue os itens de 1 a 20, acerca dos conceitos de informática, desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, sistemas operacionais, comunicação de dados e segurança em redes de computadores.

Na implementação de programas ou scripts para tratamento da interação com o usuário da página apresentada, podem ser empregadas técnicas de orientação por eventos, orientação a objetos e ferramentas CASE.

Julgue os itens seguintes, acerca do trecho do código escrito na linguagem Java apresentado acima e dos conceitos de programação, desenvolvimento de aplicações e bancos de dados e segurança em redes de computadores.

Em uma arquitetura típica de aplicações para o ambiente Internet, trechos de código como o apresentado são tipicamente executados em scripts interpretados por browsers HTML.

Considerando a figura ao lado, que apresenta os elementos básicos e suplementares de um plano de projeto, julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de gerenciamento de projeto no âmbito do desenvolvimento de softwares e sistemas de informação.

A arquitetura ou desenho de uma aplicação típica usada em ambiente Internet envolve pelo menos três módulos ou componentes de software: browser html, servidor http e SGBD orientado a objetos.

A figura acima, apresenta um relacionamento entre algumas classes e interfaces de estruturas de dados do package java.util da linguagem Java, chamado collections framework. Julgue os itens seguintes acerca das informações apresentadas e dos conceitos de programação, construção de algoritmos, estruturas de dados, orientação a objetos e linguagem orientada a objetos Java.

A recursividade é uma característica típica de algoritmos que trabalham em estruturas de árvore, sendo que as classes TreeSet (conjunto implementado usando uma árvore) e TreeMap (mapa implementado usando uma árvore) possivelmente apresentam implementações recursivas de métodos de busca.

A figura acima, apresenta um relacionamento entre algumas classes e interfaces de estruturas de dados do package java.util da linguagem Java, chamado collections framework. Julgue os itens seguintes acerca das informações apresentadas e dos conceitos de programação, construção de algoritmos, estruturas de dados, orientação a objetos e linguagem orientada a objetos Java.

Sendo TreeMap e HashMap (mapa implementado usando-se uma tabela de hashing) duas classes que têm como característica comum a implementação de objetos que realizam mapeamentos entre uma chave única e um valor qualquer, instâncias da classe HashMap diferem no que concerne à manterem as chaves armazenadas em um formato interno ordenado, o que não ocorre com instâncias da classe TreeMap.

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