Listagem de Questões sobre ITIL
No gerenciamento de capacidade, segundo o ITIL, o valor limiar que determina a partir de qual momento um determinado serviço ou componente se encontra fora do padrão denomina-se
tunning.
balancing.
threshold.
monitoring.
sizing.
De acordo com o ITIL v3, uma das características de um processo é
possuir um conjunto de capacidades organizacionais especializadas para proporcionar valor aos clientes na forma de serviços.
definir papéis, autoridades associadas e responsabilidade para um desempenho específico e seus resultados.
responder a um evento específico.
ser autossuficiente, com capacidades e recursos necessários para o seu desempenho e eventuais resultados.
definir papéis e prover estrutura e estabilidade para as organizações.
Para a transição de serviços, segundo o ITIL, o Gerenciamento de Ativos (Asset Management) é
subordinado à gerência de operações e responsável pela compra ou transferência de ativos entre os departamentos.
o serviço responsável por controlar a entrada, saída e utilização dos ativos físicos da organização.
responsável pela compra e manutenção dos ativos após a instalação dos processos, incluindo sistemas, equipamentos e recursos.
o processo responsável pelo controle de estoque de ativos, incluindo sistemas, equipamentos e recursos.
o processo responsável por rastrear e informar o valor e a propriedade de ativos financeiros em todo o seu ciclo de vida.
ITIL é
um framework não proprietário e de domínio público, baseado em exemplos coletados das melhores práticas aplicadas em empresas reais.
uma metodologia proposta pela ISO − International Organization for Standardization que se tornou sinônimo de melhores práticas em gestão de serviços de TI.
um conjunto de regras estáticas que podem ser aplicadas em qualquer organização com o objetivo de regulamentar a governança de TI.
uma teoria consagrada pelas empresas de TI que se originou de pesquisas acadêmicas de renomadas universidades.
um conjunto de normas e métodos que serve de base para o planejamento estratégico de TI, que vem sendo usado com grande sucesso nas organizações empresariais.
Considerando a ITIL, o gerenciamento de
serviços tem por objetivo prover os privilégios necessários para usuários acessarem um serviço ou um grupo deles, enquanto deve prevenir o acesso de usuários não autorizados.
mudanças previne proativamente a ocorrência de incidentes e minimiza o impacto dos incidentes que não podem ser evitados.
problemas é um conjunto especializado de habilidades organizacionais para fornecer valor a clientes na forma de serviços.
acesso é o processo responsável pelo controle do ciclo de vida de todas as mudanças, permitindo que mudanças benéficas sejam feitas com o mínimo de interrupção aos serviços de TI.
incidentes objetiva restaurar um serviço ao normal, além de minimizar o impacto adverso nas operações de negócio quando uma interrupção não planejada de um serviço de TI (incidente) ocorre.
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