Listagem de Questões sobre ITIL
O Service Desk de uma instituição do governo atendeu, no mês de outubro de 2008, a um total de 1532 chamados. De acordo com o modelo ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY, esses chamados incluíram as seguintes informações:
especificações de nova plataforma de hardware a ser adquirida pela instituição.
requisições para a área de TI prestar suporte aos usuários da instituição.
notificações a serem implementadas no banco de dados corporativo.
divulgação sobre novas versões de softwares implantados.
modificações nos acordos de nível de serviço.
No Senado Federal, diversas são as atividades desempenhadas ligadas à área de TI. Conforme o modelo ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY, uma que é de responsabilidade do Gerenciamento de Liberação é:
armazenar os arquivos originais de todos os softwares licenciados pertencentes ao Senado.
controlar a quantidade de usuários de cada aplicação existente na organização.
verificar a existência de software ilegal nos microcomputadores da instituição.
analisar os novos softwares e sua relevância para a infraestrutura de TI.
registrar a localização de cada versão de software instalado.
Tendo por foco o ITIL e evidenciando o aspecto de continuidade do processo, o relacionamento entre as principais atividades do Gerenciamento de Configuração é ilustrado por meio do esquema:
A respeito do ITIL, versão 2, que prevê o uso de gerenciamento de capacidade na sua área de entrega de serviços, julgue os itens subseqüentes.
O gerenciamento de capacidade visa garantir que a infraestrutura de TI funcione da maneira mais eficiente possível, mas sem observar os limites de custo.
O nível de contingência que uma infra-estrutura de TI possa precisar é de responsabilidade do gerenciamento de disponibilidade, segundo o ITIL.
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