Questões sobre ITIL

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Listagem de Questões sobre ITIL

#Questão 134894 - Ciência da Computação, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2009, TCE/RN, Assessor Técnico de Informática

Com referência ao ITIL, versão 3, e ao COBIT, julgue os itens que se seguem.

O ITIL é amplamente utilizado no desenvolvimento de software e na produção de páginas web, por meio de uma arquitetura orientada a serviços.

Equipamentos mais modernos foram instalados na rede de uma empresa. No entanto, os usuários reclamaram de lentidão nas aplicações e ouviram falar que isso está relacionado ao planejamento da capacidade. Segundo o ITIL v3, esses usuários devem entrar em contato com a

#Questão 134782 - Ciência da Computação, ITIL, FCC, 2009, TCE/SP, Agente de Fiscalização Financeira

Com relação ao ITIL, considere:

I. O Gerenciamento da Capacidade é o processo responsável por garantir que a organização esteja ciente da tecnologia nova ou modificada. Dentre as técnicas por ele utilizadas encontra-se a de Dimensionamento de Aplicações.

 II. O Gerenciamento da Disponibilidade é responsável por conhecer a confiabilidade dos componentes para executar uma função necessária sob determinadas condições e durante certo período de tempo, pela facilidade com que a manutenção dos componentes do serviço pode ser executada e pela negociação dos níveis de disponibilidade com os clientes.

 III. No Planejamento da Continuidade dos Serviços em TI, a severidade de um desastre depende do impacto sobre os clientes no negócio.

 IV. A característica da estratégia ITIL é que a um departamento é dada a responsabilidade sobre os processos de Suporte a Serviços e da Entrega de Serviços, de forma que os recursos alocados possam ser utilizados da forma mais eficiente possível.

 É correto o que consta em

#Questão 134871 - Ciência da Computação, ITIL, FCC, 2009, TCE/SP, Agente de Fiscalização Financeira Informática

No contexto das melhores práticas do ITIL no Gerenciamento de Serviços de TI, minimizar os impactos e prevenir recorrência dos incidentes, por meio do tratamento das causas desconhecidas de um ou mais incidentes, e procurar garantir a aplicação de métodos e procedimentos padronizados para lidar eficientemente com todas as mudanças na infraestrutura de TI, minimizando eventuais impactos na qualidade dos serviços que possam ser ocasionados por incidentes relacionados a mudanças, constituem ações adotadas no Gerenciamento de Serviços, especifica e respectivamente, nas Gerências de

#Questão 134873 - Ciência da Computação, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2009, TCU, Auditor Federal de Controle Externo

Com relação à estrutura, aos processos e às funções do ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

No modelo ITIL, versão 3, o provimento de funções e os processos relacionados à gestão da segurança da informação se relacionam a mais de uma das fases do ciclo de vida de serviços de TI, pois o gerenciamento de disponibilidade e o gerenciamento de continuidade de serviços de TI são aspectos diretamente concernentes à segurança e encontramse organizados na fase de desenho de serviço, enquanto os gerenciamentos de acessos e de incidentes, também relacionados à gestão da segurança, encontram-se organizados na fase de operação de serviços.

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