Listagem de Questões sobre ITIL
Acerca de noções de projetos e ITIL 3, assinale a opção correta.
O gerenciamento financeiro de TI descrito no ITIL não tem correspondente no PMBOK, já que neste não há controle sobre orçamento ou custos.
Assim como descrita no gerenciamento de recursos humanos do PMBOK, a contratação ou mobilização da equipe do projeto é também um processo descrito no ITIL, na operação de serviços.
O ITIL descreve o processo gerenciamento de problemas na transição de serviços. Com o mesmo objetivo, o PMBOK descreve um processo com mesmo nome em seu gerenciamento de qualidade do projeto.
O catálogo de serviços está descrito na estratégia de serviços do ITIL e tem como objetivo descrever todos os serviços de TI que são oferecidos aos clientes. Para o PMBOK, essa relação seria de forma análoga ao escopo, que é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto.
O controle de dados sobre fornecedores está presente no processo selecionar fornecedores, no gerenciamento de aquisições do projeto do PMBOK e nas práticas de controle do processo gerenciamento de fornecedor, na publicação desenho de serviço do ITIL.
Os processos do desenho de serviço do ITIL incluem
gerenciamento de continuidade de serviço e gerenciamento da demanda.
gerenciamento de mudança e gerenciamento de evento.
avaliação e gerenciamento de capacidade.
gerenciamento de fornecedor e gerenciamento do nível de serviço.
gerenciamento de incidente e gerenciamento da demanda.
Acerca do ITIL 3, assinale a opção correta.
O gerenciamento do nível de serviço, um processo da estratégia de serviço, visa manter e melhorar a qualidade dos serviços de TI.
Central de serviço, gerenciamento de aplicativo e gerenciamento das operações são funções da operação de serviço.
O desenho de serviço abrange os processos de gerenciamento da demanda e da disponibilidade.
O principal objetivo da operação de serviço é colocar em plena operação um serviço que tenha saído do estágio de desenho de serviço, garantindo o cumprimento dos requisitos preestabelecidos de custo, qualidade e prazo.
O gerenciamento de serviços eficiente tem como características fornecer valor aos clientes na forma de serviços e permitir que os clientes se aproximem da complexidade estrutural e dos detalhes técnicos desses serviços.
No ITIL V2, são duas disciplinas de Suporte de Serviços e duas de Entrega de Serviços, respectivamente, o Gerenciamento de
Incidentes e o de Problemas; o de Mudanças e o de Versões.
Mudanças e o de Configurações; o de Nível de Serviços e o de Capacidade.
Mudanças e o de Disponibilidade; o de Incidentes e o de Versões.
Disponibilidade e o de Configurações; o de Continuidade e o de Versões.
Nível de Serviços e o de Mudanças; o de Capacidade e o de Problemas.
Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.
Serviço é a denominação dada ao meio de se entregar valor aos clientes para facilitar a obtenção dos resultados desejados e minimizar os custos e riscos específicos.
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