Questões sobre Gestão de TI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gestão de TI

Em uma situação hipotética, um Analista de Suporte em Tecnologia da Informação foi incumbido de implantar o serviço de VoIP (Voz sobre IP) no TST. Conhecedor da existência de duas alternativas, que utiliza o H.323 ou o SIP para a implantação, o Analista deve considerar, para a sua escolha, que o

Considere, por hipótese, que em um Tribunal foram detectados os seguintes problemas praticados por funcionários no exercício de suas funções:

− uma nota fiscal foi contabilizada no sistema e, posteriormente, o mesmo emitiu uma nota de empenho para receber o valor correspondente no setor financeiro.

− um processo licitatório e de compras fictícias foi inserido pelo funcionário nos respectivos sistemas de compras e de almoxarifado.

− um documento falso foi inserido no sistema e, posteriormente, o mesmo o liberou para pagamento, em benefício próprio.

− uma nota fiscal foi inserida no sistema e o mesmo funcionário atestou a validade da nota fiscal comprobatória da despesa por ele realizada.

Os problemas detectados

Na Governança de TI, com o uso de boas práticas, alguns componentes típicos são definidos. Um desses componentes tem a seguinte definição: “consiste na interação entre a TI e a alta administração no sentido de estabelecer os mecanismos de direitos decisórios, assim como a obtenção dos direcionadores estratégicos e objetivos de negócio que irão afetar a TI, bem como a sua contribuição para a operação e objetivos do negócio”. Assinale a alternativa que se refere a esse componente.

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório preparado por uma empresa de consultoria a respeito da governança de tecnologia de informação (TI) de uma organização.

I A organização carece de um processo para transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI que garantam que os objetivos sejam apoiados.

II Faz-se necessário elaborar um documento formal, produto da fase de alinhamento estratégico, que esteja alinhado ao modelo de governança proposto pela organização, bem como aos seus objetivos e às suas estratégias.

III Embora o planejamento estratégico da organização disponha que se deve garantir a transparência para as partes interessadas, foi identificada a necessidade de implantar ações que visem atingir esse objetivo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

As ações citadas no item III podem ser realizadas com base no processo chamado “garantir a transparência para as partes interessadas” do domínio governança do COBIT 5, que trata, entre outros aspectos, da medição e dos relatórios de desempenho da TI corporativa para os stakeholders aprovarem metas e ações corretivas necessárias.

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório preparado por uma empresa de consultoria a respeito da governança de tecnologia de informação (TI) de uma organização.

I A organização carece de um processo para transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI que garantam que os objetivos sejam apoiados.

II Faz-se necessário elaborar um documento formal, produto da fase de alinhamento estratégico, que esteja alinhado ao modelo de governança proposto pela organização, bem como aos seus objetivos e às suas estratégias.

III Embora o planejamento estratégico da organização disponha que se deve garantir a transparência para as partes interessadas, foi identificada a necessidade de implantar ações que visem atingir esse objetivo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O item II trata essencialmente da falta do plano de TI, principal produto da fase de alinhamento estratégico, considerado um dos planos funcionais cujos projetos e serviços são derivados e alinhados à estratégia da organização.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis