Listagem de Questões sobre COBIT
De acordo com o COBIT 4.1, os pilares que sustentam o núcleo da governança de tecnologia da informação (TI) podem ser representados por cinco áreas. Essas áreas incluem
direção tecnológica e definição do plano estratégico.
gerenciamento de risco e gerenciamento de recursos.
agregação de valor e gerenciamento de qualidade.
alinhamento estratégico e gerenciamento de investimento.
garantia da conformidade com requisitos externos e medição de desempenho.
O COBIT 4.1 é formado por vários componentes interrelacionados. Nessa inter-relação, os processos de TI são decompostos em atividades chave executadas por
matrizes de responsabilidades.
medições de resultados.
objetivos de controle.
práticas de controle.
modelos de maturidade.
No que se refere ao COBIT 4.1, assinale a opção correta.
O domínio planejamento e organização encarrega-se de prover a direção tecnológica para entrega das soluções, ao passo que o domínio aquisição e implementação recebe essas soluções e as tornam disponíveis aos usuários finais.
Objetivo de controle é um conjunto de políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais desenvolvidas com o intuito de prover garantia razoável de que os objetivos de negócio serão atingidos.
O COBIT usa modelo de maturidade para avaliar a implementação de seus processos. De acordo com o COBIT, os níveis de maturidade são: 0 – incompleto; 1 – executado; 2 – gerenciado; 3 – definido; 4 – gerenciado quantitativamente; e 5 – otimizado.
As medições de resultados, também denominadas lag indicators, são indicadores que informam se um processo atingiu os objetivos do negócio.
No COBIT, os recursos de TI — sistemas aplicativos, informação, infraestrutura e pessoas — são gerenciados por processos de TI ligados aos requisitos do negócio (domínio e atividades).
Quanto aos conceitos relacionados a COBIT 4.1 e ITIL 3, assinale a opção correta.
Gerência de capacidade é descrita, no COBIT, no domínio DS – entrega e suporte e, no ITIL, na estratégia de serviço.
Gerência de mudança é descrita, no COBIT, no domínio AI – aquisição e implementação e, no ITIL, na transição de serviço.
Gerência de configuração é descrita, no COBIT, no domínio AI – aquisição e implementação e, no ITIL, na transição de serviço.
Gerência de disponibilidade é descrita, no COBIT, no domínio PO – planejamento e organização e, no ITIL, na operação de serviço.
Gerência de problemas é descrita, no COBIT, no domínio DS – entrega e suporte e, no ITIL, na transição de serviço.
O processo do COBIT “Assistir e Aconselhar Clientes” tem sua correspondência no processo do ITIL, denominado
Gerenciamento de Problemas.
Gerenciamento de Incidentes.
Gerenciamento de Continuidade dos Serviços de TI.
Service Desk.
Gerenciamento de Disponibilidade.
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