Listagem de Questões sobre COBIT
Julgue os itens de 81 a 91, a respeito de COBIT e ITIL 3.
O gerente de determinada organização foi incumbido de definir nível de serviços (SLA) relacionados à tecnologia da informação (TI) nessa organização, com base no ITIL e no COBIT. Nessa situação, por se tratar de serviço, deve o gerente utilizar o ITIL como única referência, visto que o COBIT não trata de SLA, abordando níveis de serviço apenas da perspectiva de auditoria e alinhamento desses níveis à estratégia do negócio.
Um gestor de TI que deseje monitorar e avaliar os controles internos, a fim de assegurar a conformidade dos processos com as leis e os regulamentos de TI, deve pautar-se especialmente pelo COBIT, visto que, no ITIL, não são abordados gerenciamentos relacionados a avaliação e monitoração de controles internos.
Comparando-se, no nível macro, os processos do COBIT e as gerências do ITIL, é correto afirmar que há maior correlação das gerências do ITIL com os processos do domínio Entrega e Suporte do COBIT que com os do domínio Planejamento e Organização.
Diferentemente do ITIL, que não prevê gerência para tratar diretamente da arquitetura da informação, no COBIT há um processo que visa estabelecer um modelo de dados de negócio, no qual se incluem esquemas de classificação de dados, com o objetivo de asseverar consistência e integridade e consistência dos dados.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.
A gerência de riscos envolve tanto a análise qualitativa do risco, que visa priorizar o risco, quanto a análise quantitativa, que visa analisar o efeito do risco. Ambas as análises são contempladas nos processos do PMBOK. O COBIT também considera a gerência de riscos, especificamente no processo Avaliar o Risco e Gerenciar o Risco do domínio Planejar e Organizar; no COBIT, a gerência de riscos é, ainda, um dos pilares fundamentais da governança de TI.
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